fbpx
  • Home
  • Responsabilidade social privada

Responsabilidade social privada

Percebe-se a nítida mudança de visão do mundo empresarial. Hoje, as empresas, sobretudo as de médio e grande porte, mantêm programas voltados para a melhoria da condição humana e da qualidade de vida da classe trabalhadora. A responsabilidade social, aliada à responsabilidade ambiental, são itens extremamente importantes na avaliação e classificação das empresas.


Não existem obrigações expressas para que a empresa realize projetos que beneficiem a população; o que contam são suas responsabilidades na relação empregador/empregado. Além de se preocupar com as questões ambientais obrigatórias, com a condição de vida do trabalhador e com a aplicação das leis trabalhistas, é de se louvar que a empresa, mesmo que pequena, faça a sua parte.


Essas iniciativas, embora pareçam pequenas, contribuem diretamente com as classes menos favorecidas, com aqueles que têm menos oportunidades. São simples projetos que tiram muitas crianças das ruas, que capacitam profissionais para o mercado de trabalho, que preparam jovens para objetivos futuros.


Essa interação social, empresa/empregado, não prescinde no responsável de seus interesses pessoais e profissionais. Apenas, colabora com a abertura de oportunidades para ótimas perspectivas futuras de muitos. É certo que a falta de tempo, outras prioridades e também a não informação sobre o assunto, interferem em importantes decisões dos empregadores.


O país se resume no resultado de todos os esforços. Portanto, se o Brasil pudesse contar mais com a colaboração de empresas privadas, para somar aos projetos oficiais, teríamos oportunidades de grandes conquistas para todos.


Itamar Borges

leave a comment

um × 1 =