fbpx
  • Home
  • Assembleia inicia movimento pelo reajuste da tabela do SUS

Assembleia inicia movimento pelo reajuste da tabela do SUS

O presidente da Assembleia Legislativa deputado Barros Munhoz iniciou o movimento pelo reajuste da tabela do Sistema Único de Saúde – SUS, com o apoio da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, coordenada pelo deputado Itamar Borges (PMDB).

Os dois deputados estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, 17/10, com o presidente da Associação Paulista de Município, Marcos Monti, do presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas – CMB, José Reinaldo Nogueira de Oliveira Jr, e do presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo – FEHOSP, Edson Rogatti.

Barros Munhoz solicitou a elaboração de um estudo para que se faça um diagnóstico da situação dos hospitais bem como sobre as perdas em virtude da desatualização da tabela do Sistema Único de Saúde – SUS, defasada em mais de 50% (cinqüenta por cento). Esse diagnóstico é necessário para que sejam verificadas as perdas bem como a situação dos hospitais e das prefeituras que atualmente investem muito mais do que o limite constitucional.

O presidente da Alesp sugeriu que se faça um movimento em prol do setor junto aos Governos Estadual e Federal, bem como ao Ministério da Saúde, para que sejam tomadas providências urgentes visando o reajuste da tabela. A Frente Parlamentar, a CMB, a FEHOSP e a Associação Paulista de Municípios farão um cronograma e uma proposta de ação que será submetida à apreciação de Munhoz para que posteriormente os trabalhos sejam iniciados.

“Governar é dar prioridade e não há prioridade para cuidar da saúde. O assunto tem que ser colocado na pauta do país. Essa tem sido a minha luta desde que me iniciei na vida pública” disse o presidente.

Itamar Borges esteve recentemente em Natal/RN na III Reunião Ordinária da Diretoria da UNALE – União Nacional dos Legislativos Estaduais, ocasião em que representou o presidente da Assembleia paulista deputado Barros Munhoz, e apresentou a proposta de união todas as Assembleias do Brasil em prol do reajuste da tabela do SUS e do teto dos Estados.

“Essa defasagem atinge todos os municípios e prejudica principalmente os hospitais filantrópicos. A integração entre todas as Casas Legislativas é importante para que juntos tenhamos mais força e possamos mobilizar o Governo Federal e o Ministério da Saúde em favor desse setor no nosso país” justificou Itamar.

Assembleia Legislativa

leave a comment