fbpx
  • Home
  • Fernandópolis é certificada no Programa Município VerdeAzul

Fernandópolis é certificada no Programa Município VerdeAzul

 

A cidade de Fernandópolis recebeu, nesta quinta-feira, 5 de março, a certificação do Programa Município VerdeAzul (PMVA) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. O certificado é concedido aos municípios que atingem a nota superior a 80 (oitenta) pontos e preenchem requisitos pré-definidos para cada Ciclo, e ao Interlocutor respectivo. Este Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). O evento foi realizado no auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, e contou com a abertura do Governador João Doria.

 

O deputado Itamar Borges, membro da comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, que esteve presente na premiação destaca a importância desse prêmio. “Tenho muito orgulho de ter participado de todas as edições do prêmio. Na primeira edição, como prefeito de Santa Fé do Sul, quando o município alcançou a primeira colocação geral no ranking estadual”, lembrou o deputado.

 

“Parabéns a cidade de Fernandópolis, o prefeito André Pessuto, e o secretário Municipal do Meio Ambiente, Luiz Sergio Vanzela. por fomentar políticas públicas de desenvolvimento sustentável. Isso mostra o quanto os municípios estão atentos com suas responsabilidades, com o meio ambiente, sobretudo com a qualidade de vida de toda a população”, destacou Itamar, que já foi um dos coordenadores do programa por dois anos.

 

O programa que foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, e tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. A cidade ficou em 10° lugar no ranking geral, com 92,18 pontos

 

Atualmente, os 613 municípios participantes colocam em prática 85 tarefas divididas em dez diretrizes da agenda ambiental local com base em temas estratégicos como Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana; e Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

 

Participaram também do evento o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente Marcos Penido, o secretário o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o coordenador do PMVA, José Walter Figueiredo, o subsecretário de meio ambiente da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Eduardo Trani, o líder do governo, deputado Carlão Pignatari, além de prefeitos, representantes e lideranças.