fbpx
  • Home
  • Deputado Itamar Borges participa de debate sobre Tributação, Economia e Política

Deputado Itamar Borges participa de debate sobre Tributação, Economia e Política

 

O 3° Summit do Sescon-SP, realizado na manhã desta sexta-feira, 10 de fevereiro, teve como tema “Tributação, Economia e Política: sinergia na construção de convergências para a governabilidade em 2023” e reuniu autoridades e representantes do setor de serviços para debater pautas importantes para o estado e país.

O deputado estadual Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal, participou do evento e destacou a importância desta troca de informações e conhecimentos para a formulação de políticas em prol do ambiente de negócios. “Como costumo dizer, a Contabilidade é a bússola do empreendedorismo, e esse debate é fundamental para o setor de serviços e as demais atividades que geram empregos e renda. Vamos juntos buscar soluções para a classe contábil e empreendedora de São Paulo e do Brasil.”, disse o parlamentar.

Do mesmo modo falou o presidente do Sescon-SP, Carlos Alberto Baptistão. “Juntos, atuamos para apoiar a nossa classe e os empresários. O setor de serviços é o que mais emprega em nosso país, além de fomentar o consumo e consequente contribuir com o desenvolvimento local. Como responsáveis pelo relacionamento fisco-contribuinte, lutamos diariamente para melhorar o ambiente de negócios e em busca da simplificação e redução do custo-Brasil.”, frisou Baptistão.

O Summit reuniu o jornalista Heródoto Barbeiro, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, o deputado federal Marco Bertaiolli, e o secretário Extraordinário de Projetos Estratégicos do Governo do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos para debater pautas relacionadas ao tema central do evento: Tributação, Economia e Política.

Ao ministro Fux foi perguntado sobre a judicialização de questões tributárias, e o ministro afirmou que “esse é um problema que precisa ser enfrentado na Reforma Tributária. E que as mudanças precisam ser sempre para a frente, respeitando as decisões do passado. A reforma é necessária e urgente”.

Ao deputado Bertaiolli o presidente Baptistão fez a recomendação de que a Reforma Tributária precisa valorizar o setor de serviços, que é o grande gerador de emprego e responsável por 72% do PIB. Bertaiolli concordou com esse fato e disse, “O Sescon-SP e as entidades contábeis precisam subsidiar os parlamentares com insumos, estudos, avaliações e propostas. Vocês precisam ser ouvidos, afinal vocês conhecem o dia a dia das empresas”.

Sobre a Reforma Tributária, Guilherme Afif Domingos ponderou que São Paulo quer ter um papel importante na pauta e que o secretário da Fazenda está estudando e analisando as propostas. “Um boi se engole aos bifes!”, disse ele, ao explicar a proposta de fatiar a Reforma.

Afif reafirmou a importância do Simples e da necessidade de acabar com o discurso de que Simples gera renúncia fiscal. “O Simples é o maior programa de formalização tributária que já aconteceu no Brasil. Não podemos jogar essas empresas de volta para a informalidade”, destacou.

Também estiveram presentes, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, Aline Cardoso, representando o prefeito Ricardo Nunes; a vereadora Edir Sales; e o presidente da Jucesp, Paulo Henrique Schoueri.