fbpx
  • Home
  • 100 municípios são certificados no Programa VerdeAzul

100 municípios são certificados no Programa VerdeAzul

 

 

O Governo anunciou nesta quinta-feira, 17 de dezembro em Cerimônia de Qualificação e Certificação do Programa VerdeAzul 2020, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o ranking dos municípios qualificados. O deputado Itamar Borges acompanhou o evento que aconteceu em ambiente virtual. 100 munícipios foram certificados, entre eles São José do Rio Preto, que alcançou o primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo.

Moderado pelo coordenador do Programa Município VerdeAzul (PMVA), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), José Walter, contou com a participação do Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

Membro da comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, o deputado Itamar Borges destaca a importância da premiação. “Tenho muito orgulho de ter participado de todas as edições do prêmio. Parabéns as cidades premiadas por fomentarem políticas públicas de desenvolvimento sustentável. Isso mostra o quanto os municípios estão atentos com suas responsabilidades, com o meio ambiente, sobretudo com a qualidade de vida de toda a população”, destacou Itamar.

A qualificação é considerada pelos executivos um “simulado” para a certificação que ocorre ao final de cada ciclo anual. O município encaminha aos técnicos do PMVA suas 75 tarefas, baseadas em ações ligadas às diretivas do Programa. De acordo com a nota alcançada, a cidade é qualificada para certificação.

Atualmente, estão inscritos no programa 557 municípios do Estado que, ao participarem de um ciclo, são avaliados em ações fundamentadas em dez diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

O subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani; coordenadores, técnicos e equipe da SIMA e COSEMA; prefeitos, e autoridades também participaram do evento.

Confira o ranking completo