fbpx
  • Home
  • Deputado Itamar Borges

Deputado Itamar Borges

 

Nascido em 1969 em Santa Fé do Sul, São Paulo, Itamar Borges está em seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Entre 06/2021 e 03/2022 se licenciou do mandato para assumir o cargo de secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Advogado, formado em educação física, teve experiência no comércio, foi professor universitário, vereador e por três mandatos prefeito de Santa Fé do Sul.

 

Presidiu entre 2011 e 2021 a Comissão de Atividades Econômicas (CAE) da Assembleia Legislativa, que aborda temas referentes à agricultura, comércio, indústria e turismo.

 

Sua atuação na ALESP inclui a presidência das Frentes Parlamentares do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal; Indústria da Construção e da Mineração; e da SP-AGRO; além da coordenação da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos.

 

Itamar Borges também possui atuação em importantes entidades de representação da classe política. É diretor de São Paulo da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), e presidente do Conselho Consultivo e membro do Conselho Deliberativo da Associação Paulista de Municípios (APM).

 

Em seus mandatos, Itamar trabalha em defesa da agricultura, pecuária, agroindústria, sucroenergia e todos os setores da cadeia produtiva do agro; das santas casas e hospitais filantrópicos; desenvolvimento do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas; apoio ao municipalismo, educação, segurança pública, meio ambiente, turismo, infraestrutura, entidades assistenciais, segurança entre outros temas.

 

Secretaria de Agricultura

 

 

Em 10 meses de gestão na Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), Itamar Borges, promoveu uma verdadeira revolução na pasta e na relação com o setor produtivo.

 

Sua gestão focou no diálogo com a cadeia produtiva do Agro paulista e com o poder público municipal, na busca por soluções conjuntas, que contribuíssem com o desenvolvimento do setor.

 

Assim foram criados programas como o Segurança no Campo, que destina viaturas para a realização de rondas em áreas rurais, o Cozinhalimento, o Cesta Verde e o Rotas Rurais, que criou um endereçamento digital, semelhante a um cep, para propriedades rurais, beneficiando cerca de 2 milhões de paulistas.

 

 

Leis de autoria do deputado estadual Itamar Borges

 

Foram diversas Leis aprovadas na Assembleia Legislativa e sancionadas pelo governador, entre elas:

  • Lei 15.099/2013, voltada a inovação tecnológica nas micro e pequenas empresas;
  • Lei 15.693/2015, que cria o Plano Estadual de Educação Empreendedora;
  • Lei 15.781/2015, que institui a Semana do Meio Ambiente no Estado de São Paulo;
  • Lei 16.109/2016, torna permanente o auxílio financeiro do Governo do Estado às instituições filantrópicas, chamado de Santas Casas SUStentáveis.

Itamar Borges também é coautor da Lei complementar 1.261/2015 que cria os Municípios de Interesse Turístico.

 

Como prefeito de Santa Fé do Sul recebeu diversos títulos e prêmios, entre eles:

 

“Selo de Responsabilidade Fiscal e Social” (2007), premiação concedida pelo Ministério do Desenvolvimento Social, do Governo Federal, pelo cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, do custeio da máquina pública, do esforço de investimento, superávit primário e do desempenho nas áreas de saúde e educação;

“1º Lugar em Empreendedorismo no Estado de São Paulo e no Brasil” Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (2005/2006 e 2007/2008);

“Prêmio Pró-Vida” (2007), premiação recebida pela redução do índice de mortalidade infantil (de 25 para 05, em cada 1.000 nascimentos), índice de 1º Mundo, prêmio concedido pela Fundação SEADE;

“Melhor Banco do Povo do Estado” (2007/2008), concedido pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, juntamente com o Cepam;

“Primeiro Lugar em Meio Ambiente no Estado de São Paulo” (2008), título concedido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, na apresentação dos Municípios Verdes Paulista e no Ranking Ambiental do Estado;

“Melhor Educação Pública do Brasil” (2008), título concedido pelo Ministério da Educação, através da avaliação do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no Brasil.