fbpx
  • Home
  • Secretário de Turismo presta contas de sua gestão e desenha o cenário pós-pandemia na CAE

Secretário de Turismo presta contas de sua gestão e desenha o cenário pós-pandemia na CAE

Nesta terça-feira, 30 de junho a Comissão de Atividades Econômicas (CAE) da Alesp, que é presidida pelo deputado Itamar Borges, recebeu o Secretário Estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, para prestação de contas do andamento da gestão e avaliação das ações, programas e metas da Pasta.

 

Durante a reunião, entre outras ações o secretário destacou os desafios para o turismo 2020, turismo em São Paulo, antes e depois da pandemia, Destacou programas de crédito ao turismo como o Fungetur (desenvolve SP); Pronampe (Caixa e BB); Programa de Crédito Turismo de giro com crédito aprovado a 870 empresas, no valor de 110 milhões. Além de apresentar programas como o Mutirão nos Municípios Turísticos, os chamados Frentes Simultânea, que realiza conferências com prefeitos de Municípios Turísticos, e recursos para Infraestrutura de Municípios Turísticos – 2020. 

O presidente da comissão, deputado Itamar Borges, coautor da Lei que criou os Municípios de Interesse Turísticos – MIT e grande apoiador do setor, destacou o papel importante do Turismo como vetor de desenvolvimento social e econômico. “O turismo sofreu uma grande perda com a pandemia da Covid-19, do mesmo modo que os demais setores, e iniciativas que ajudem a atravessar esse período são importantes para ajudar na retomada pós-crise”, fala o deputado Itamar.

 

“O segmento foi um dos mais afetados pela paralisação da economia gerada pela Covid-19 e pode ser um dos últimos a iniciar uma recuperação. complementa o parlamentar.

 

Itamar Borges também reforçou o pedido de ampliar a lista de MIT ou criar novos mecanismos para que mais municípios sejam contemplados, falou ainda sobre a necessidade de impulsionar o turismo regional que será uma das grandes opções na retomada. “São Paulo é um dos estados mais visitados do país, com grande potencial no turismo corporativo como também no turismo de lazer. O turismo gera emprego e renda, movimenta a economia local. Precisamos investir principalmente nesse momento. Apoiar o turismo é uma das alternativas para o país sair da crise”, disse.

 

O encontro rendeu uma longa apresentação sobre diversos temas para fomentar o Turismo Paulista, como o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Paulista, que desenha o cenário pós-pandemia, com oportunidades e ameaças para o turismo, além de compartilhar projetos para atração de Investimentos e sobre a nova realidade.