fbpx
  • Home
  • Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo visita a APTA Regional de Pariquera-Açu

Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo visita a APTA Regional de Pariquera-Açu

 

 

 

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, ao lado do secretário-executivo, Francisco Matturo, e do diretor da APTA Regional, Daniel Gomes, visitaram a APTA Regional de Pariquera-Açu, localizada no Vale do Ribeira, o Vale do Futuro!

 

 

A equipe foi recepcionada pelo diretor da unidade, Erval Rafael Damatto Junior, pesquisadores e técnicos. O Polo de pesquisa da APTA desenvolve pesquisas nos principais produtos agropecuárias do Vale: banana, palmito pupunha, antúrio e peixe.

 

 

A banana é o carro-chefe da região, respondendo por 80% da economia, e é também um dos focos das pesquisas da APTA. Um dos projetos destaques é o de reforma de bananal, que visa identificar a real necessidade da reforma das plantações se banana.

 

 

Na área de palmito, a APTA se destaca por ser o primeiro local do Brasil a disponibilizar mudas clonadas de pupunha, trazendo uniformidade de produção, precocidade e sanidade.

 

 

“Saio daqui impressionado pelo trabalho realizado. Cada vez que conheço mais nossas unidades de pesquisa, mais orgulho tenho da nossa Secretaria de Agricultura”, afirmou Borges.

 

 

O grupo visitou a área de produção de lambari  em tanque escavado, laboratórios da área de piscicultura, experimentos com banana, coleção de cacau  e campo de produção de palmito pupunha – mais de 40 agroindústrias da região processam pupunha.

 

 

A visita foi acompanhada por Rafael Grothe de Oliveira, Marcelo Fukunaga e Isnaldo Lima da Costa Júnior, da Cooperativa Central dos Produtores Rurais e da Agricultura Familiar do Vale do Ribeira;  Maria Carmen Amarante Botelho, assessora do Dep. Federal Samuel Moreira; Vera Vasconcelos,  coordenadora executiva Associação dos Bananicultores do Vale do  Ribeira (Abravar); e Marcelo Fukunaga, diretor da Cooperativa Central Vale do Ribeira e cooperado da Copafaasb.