fbpx

Secretaria de Agricultura lança o Programa Agrosp+Seguro e anuncia R$215 milhões em linhas de crédito para apoio a produtores de todo estado

image_pdfimage_print

 

O secretário de Agricultura e Abastecimento, deputado Itamar Borges, ao lado do governador João Doria e do vice Rodrigo Garcia, lançaram nesta quinta-feira, 12 de agosto, em cerimônia no Palácio do Bandeirantes uma série de ações de incentivo aos produtores rurais no estado de São Paulo.

Entre as novas medidas, estão o lançamento dos programas AgroSP+Seguro e Município AgroSP, além da liberação de R$ 215 milhões para linhas de crédito e seguro rural. Doria também anunciou a reativação do corredor sanitário nas fronteiras interestaduais, apresentou projeto de lei para regulamentar a produção de queijo artesanal no estado e ainda entregou os mapas de geolocalização da zona rural de 63 municípios.

“O agro paulista movimenta a economia do Brasil, e precisa de investimentos para que possa crescer ainda mais. O Governo de São Paulo investe cada vez mais no apoio ao homem do campo, esse investimento ampliará a infraestrutura e a segurança, garantir melhor qualidade de vida e mais competitividade”, destacou o Secretário Itamar, “Agradeço ao governador Doria, o vice-governador Rodrigo Garcia e o meu partido, o MDB, pelo apoio”, complementou.

O Programa AgroSP+Seguro vai garantir mais segurança no campo, em uma ação conjunta com os municípios. O Governo de SP vai oferecer viaturas específicas para o trabalho de ronda na zona rural. Na primeira fase, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento vai entregar 250 caminhonetes a municípios em diversas regiões do estado.

Os veículos, modelo 4×4 a diesel turbo e cabine dupla, terão identidade visual do programa e serão adaptados com giroflex e tecnologias como GPS e rádio comunicador. Caberá às administrações municipais, com a participação da Guarda Municipal ou da Polícia Militar, a estruturação do esquema de segurança nas áreas rurais.

Além disso, o Secretário Itamar Borges apresentou o novo programa “Município AgroSP”, que visa fomentar a implantação de políticas públicas voltadas ao setor do agronegócio em esfera municipal. O projeto vai incentivar as prefeituras na ampliação das ações sociais para melhorar as condições de vida das pessoas na área rural. Neste primeiro ciclo, 508 dos 645 municípios estão aptos a participar do programa que concederá o certificado de “Município AgroSP”.

Os secretários de Estado; o presidente da Alesp, deputado Carlão Pignatari; o presidente do Sebrae-SP Tirso Meirelles; o presidente do Fórum, Edvaldo Delgrande; ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli; o secretário executivo da Agricultura, Francisco Matturro; deputados federais e estaduais; prefeitos e vice-prefeitos; entidades, cooperativas; e lideranças também estiveram presentes.

 

 

Compartilhar