fbpx
  • Home
  • Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP e Esalq/USP assinam protocolo de intenções para o desenvolvimento do agro paulista

Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP e Esalq/USP assinam protocolo de intenções para o desenvolvimento do agro paulista

Ato de assinatura foi neste 08 de julho, em Piracicaba, data em que é comemorado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador 

 

 

 

 

 

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, e o diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), Durval Dourado Neto, assinaram um protocolo de intenções neste dia 08 de julho, em Piracicaba. O objetivo é a realização de ações em conjunto para o desenvolvimento do agronegócio paulista pelos próximos cinco anos.

A data coincide com o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador e contou com as presenças do deputado estadual, Alex de Madureira, do vice-diretor da Esalq, João Roberto Spotti, do professor pesquisador Ruy Caldas, do Secretário Executivo da Secretaria, Francisco Matturro, do coordenador da APTA, Sergio Tutui, do assessor técnico Orlando Melo, da diretora substituta do IAC Regina Celia Matos, da docente do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq, Catarina Barbosa Careta, e do pesquisador do Grupo de Políticas Públicas (GPP) da Esalq, Rodrigo Maule.

O documento prevê o relacionamento permanente da Secretaria e de suas demais coordenadorias e Institutos com a Esalq para elaboração e a implantação de ações conjuntas, como compartilhamento de base de dados para pesquisa científica e realização de estudos que promovam o desenvolvimento do agronegócio paulista, envolvendo pequenos, médios e grandes produtores rurais.

Há também a intenção no estabelecimento de ações que possibilitem o incremento da formação de pessoal em áreas estratégicas com a promoção conjunta de visitas e eventos técnicos, estágios de estudantes de graduação e intercâmbio de pós-graduandos, pesquisadores e especialistas, garantindo a formação voltada para a formulação de políticas públicas focadas no desenvolvimento do Estado de São Paulo.

“Essa iniciativa une duas instituições centenárias para transformar conhecimento em riqueza para o bem comum, para a sociedade”, disse o diretor da Esalq, Dourado Neto.

Ao assinar o protocolo, o secretário de Agricultura, Itamar Borges, lembrou a importância do ato justamente no dia em que se celebra a Ciência e o Pesquisador e ressaltou a relevância da instituição para o agro nacional.

“Todos sabem o quanto a Esalq simboliza para a agricultura, para São Paulo e para o Brasil. Por isso, esse protocolo que nos integra com mais pesquisa, inovação e sustentabilidade é um grande passo para a ciência, no qual eu levarei para o governador João Doria e o vice-governador Rodrigo Garcia os resultados”, afirmou Itamar Borges.

Outra ação do acordo é a prestação de auxílio técnico mútuo para o desenvolvimento de agenda de trabalhos em áreas afins da Esalq/USP e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), de seus Institutos e de suas Estações Experimentais.

Os trabalhos em conjunto preveem parceria para atendimento ao edital “Centros de Ciência para o Desenvolvimento”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Na oportunidade, Itamar Borges recebeu do diretor da Esalq os livros: China-Brazil, Partnership on Agriculture and Food Security, de Marcos Sawaya Jank, Pel Guo e Sílvia H.G. de Miranda; e Agro é Paz – Análises e propostas para o Brasil alimentar o mundo, organizado por Roberto Rodrigues.