fbpx
  • Home
  • São Paulo atinge nível de desmatamento zero da Mata Atlântica

São Paulo atinge nível de desmatamento zero da Mata Atlântica

Segundo monitoramento realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), São Paulo atingiu nível considerado de “desmatamento zero”, com perda de área florestal de 90 hectares no período de 2016/2017.

 

Este foi o melhor resultado do Estado na série histórica, que mede o desmatamento da Mata Atlântica no país desde 1985. A redução foi de 87% em relação ao período anterior, de 2015/2016.

 

A Mata Atlântica é uma das florestas mais ricas em diversidade de espécies. O bioma abrange uma área de aproximadamente 15% do total do território brasileiro, em 17 estados, incluindo São Paulo. Hoje, restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente.

 

 

 

 

Segundo o deputado estadual Itamar Borges, membro da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, a redução do desmatamento é resultado de políticas públicas eficientes e o diálogo entre o poder público e a sociedade. “O diálogo entre toda a sociedade, incluindo proprietários de terras, governos e empresas é fundamental. Outro ponto importante é conscientizar as crianças e os jovens da importância da preservação do meio ambiente”, afirmou.

 

Itamar Borges é autor da Lei Nº 15.781/2015, que cria a Semana Estadual do Meio Ambiente no Estado de São Paulo. “Esta legislação tem como principal objetivo a conscientização da população sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação dos recursos naturais”, ressaltou.

 

 Campanhas educativas, palestras, documentários e eventos em geral podem ser realizados nas escolas, prefeituras, câmaras de vereadores e demais órgãos públicos com o intuito de despertar interesse sobre a questão ambiental.

 

Experiência de sucesso

 

Durante seus mandatos como prefeito de Santa Fé do Sul, Itamar Borges instituiu a Semana Municipal do Meio Ambiente.

 

A iniciativa foi muito bem recebida pela população e resultou em um importante avanço ambiental ao município. A cidade, localizada na Região Noroeste do Estado, recebeu várias vezes o Prêmio Município VerdeAzul.

 

Veja a Lei no link: http://bit.ly/2L7RwTx

 

 

Assessoria de Comunicação