fbpx

Santa Casa de Araçatuba recebe recursos para compra de aparelho de hemodinâmica

Santa Casa de Araçatuba recebe recursos para compra de aparelho de hemodinâmica

 

Nesta segunda-feira, 14 de maio, o deputado Itamar Borges (MDB), presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, acompanhou o governador Márcio França, o deputado Roque Barbieri e o prefeito Dilador Borges, na assinatura do convênio de R$ 2,5 milhões para a Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba.

 

O recurso será utilizado para a compra de um novo aparelho de hemodinâmica e foi indicado pelo deputado Roque Barbieri. O aparelho terá a função de diagnosticar patologias que acometem o sistema circulatório.

 

Por meio do equipamento, são feitos exames para detectar doenças nas artérias coronárias, como obstruções que causam o infarto do miocárdio.

 

“A Santa Casa de Araçatuba desenvolve um grande trabalho e atende com muita competência a população da cidade e de toda a região. A entidade já é referência no tratamento de doenças no sistema circulatório e com este novo aparelho poderá aumentar a qualidade e a quantidade de seu atendimento”, afirmou o deputado Itamar Borges.

 

“O equipamento é vital, pois responde à demanda de um 1 milhão de habitantes e atende 43 municípios, em casos de acidentes coronarianos agudos. O aparelho dá a oportunidade ao paciente de se salvar de um infarto agudo do miocárdio”, explica o diretor clínico da Santa Casa de Araçatuba, Sérgio Smolentzov.

 

A unidade realiza mais de 180 procedimentos por mês, contabilizando a oferta de cateterismo, angioplastia e artieriografia. Entre janeiro e abril deste ano, foram 132 arteriografias, 476 cateterismos e 142 angioplastias.

 

SUStentáveis

A Santa Casa de Araçatuba é conveniada ao Programa Santas Casas SUStentáveis, criado há três anos pelo Governo do Estado, e que se tornou permanente por meio de uma Lei de autoria do deputado Itamar Borges.

 

Por meio do Programa, a entidade recebe recursos do Governo do Estado para complementar o valor pago pelos procedimentos realizados pelo Sistema único de Saúde (SUS).

 

“O Estado determina metas para as instituições referentes ao tratamento de pacientes e também questões de gestão. Os hospitais que apresentam bom desempenho, recebem uma bonificação na remuneração. É um sistema muito inteligente, que premia as melhores práticas e ao mesmo tempo controla números e dados do sistema como um todo”, afirmou o deputado Itamar Borges.

 

Também participaram do evento o provedor da Santa Casa de Araçatuba Carlinhos,  o presidente do Conselho da entidade, Cláudio Benício Castelo Branco,  a vice-prefeita Edna Flor, a primeira dama Deomerce Damasceno, os secretários de estado Gilberto Nascimento Junior (Desenvolvimento Social) e Nelson Baeta Junior (Habitação), os deputados federais Fausto Pinato e Keiko Ota, os deputados estaduais Rinaldo Alguz, Ed Thomas e Roque Barbieri, além de prefeitos, vereadores, membros da Secretaria da Saúde e lideranças de toda a região.

 

Assessoria de Imprensa