fbpx
  • Home
  • Santa Casa de Araçatuba recebe recursos para compra de aparelho de hemodinâmica
Santa Casa de Araçatuba recebe recursos para compra de aparelho de hemodinâmica

Santa Casa de Araçatuba recebe recursos para compra de aparelho de hemodinâmica

Santa Casa de Araçatuba recebe recursos para compra de aparelho de hemodinâmica

 

Nesta segunda-feira, 14 de maio, o deputado Itamar Borges (MDB), presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, acompanhou o governador Márcio França, o deputado Roque Barbieri e o prefeito Dilador Borges, na assinatura do convênio de R$ 2,5 milhões para a Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba.

 

O recurso será utilizado para a compra de um novo aparelho de hemodinâmica e foi indicado pelo deputado Roque Barbieri. O aparelho terá a função de diagnosticar patologias que acometem o sistema circulatório.

 

Por meio do equipamento, são feitos exames para detectar doenças nas artérias coronárias, como obstruções que causam o infarto do miocárdio.

 

“A Santa Casa de Araçatuba desenvolve um grande trabalho e atende com muita competência a população da cidade e de toda a região. A entidade já é referência no tratamento de doenças no sistema circulatório e com este novo aparelho poderá aumentar a qualidade e a quantidade de seu atendimento”, afirmou o deputado Itamar Borges.

 

“O equipamento é vital, pois responde à demanda de um 1 milhão de habitantes e atende 43 municípios, em casos de acidentes coronarianos agudos. O aparelho dá a oportunidade ao paciente de se salvar de um infarto agudo do miocárdio”, explica o diretor clínico da Santa Casa de Araçatuba, Sérgio Smolentzov.

 

A unidade realiza mais de 180 procedimentos por mês, contabilizando a oferta de cateterismo, angioplastia e artieriografia. Entre janeiro e abril deste ano, foram 132 arteriografias, 476 cateterismos e 142 angioplastias.

 

SUStentáveis

A Santa Casa de Araçatuba é conveniada ao Programa Santas Casas SUStentáveis, criado há três anos pelo Governo do Estado, e que se tornou permanente por meio de uma Lei de autoria do deputado Itamar Borges.

 

Por meio do Programa, a entidade recebe recursos do Governo do Estado para complementar o valor pago pelos procedimentos realizados pelo Sistema único de Saúde (SUS).

 

“O Estado determina metas para as instituições referentes ao tratamento de pacientes e também questões de gestão. Os hospitais que apresentam bom desempenho, recebem uma bonificação na remuneração. É um sistema muito inteligente, que premia as melhores práticas e ao mesmo tempo controla números e dados do sistema como um todo”, afirmou o deputado Itamar Borges.

 

Também participaram do evento o provedor da Santa Casa de Araçatuba Carlinhos,  o presidente do Conselho da entidade, Cláudio Benício Castelo Branco,  a vice-prefeita Edna Flor, a primeira dama Deomerce Damasceno, os secretários de estado Gilberto Nascimento Junior (Desenvolvimento Social) e Nelson Baeta Junior (Habitação), os deputados federais Fausto Pinato e Keiko Ota, os deputados estaduais Rinaldo Alguz, Ed Thomas e Roque Barbieri, além de prefeitos, vereadores, membros da Secretaria da Saúde e lideranças de toda a região.

 

Assessoria de Imprensa