fbpx
  • Home
  • Poupatempo do Empreendedor é ampliado para mais 80 municípios

Poupatempo do Empreendedor é ampliado para mais 80 municípios

Prefeitos e representantes da esfera municipal participam de evento sobre a ampliação da adesão do Portal do Empreendedor

 

Empreendedores de mais oitenta municípios paulistas passarão a utilizar o sistema Poupatempo do Empreendedor, uma das ferramentas do Via Rápida Empresa. Criado pelo governo estadual, o programa é considerado um marco no processo de desburocratização para o licenciamento da abertura de empresa de baixo risco em até 72 horas. Com a ampliação, São Paulo tem agora 272 municípios participantes.

 

“Quase todos os grandes municípios de São Paulo estão contemplados”, disse o governador Geraldo Alckmin. “É um balcão único, que ao invés de dar entrada na vigilância, na Cetesb, no bombeiro, na prefeitura, é um local só, é a Junta Comercial, tudo on-line”, explicou Alckmin.

 

O deputado Itamar Borges comemorou a medida “Uma das principais políticas públicas para melhorar o ambiente empreendedor é a diminuição da burocracia. A FREPEM luta pela implantação da Sala do Empreendedor em todos os municípios, para que o pequeno empresário resolva toda a burocracia em um único local onde os cadastros são compartilhados com a Receita Municipal, Estadual e Federal, INSS, Jucesp, Cetesb, corpo de bombeiros, Prefeitura e outros órgãos. O Portal do Empreendedor é um importante passo nessa direção.” comentou o presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo.

 

O sistema tem um papel importante em São Paulo, a começar pelo número de pequenas e médias empresas abertas no Estado. Segundo o Departamento de Registro Empresarial e Integração, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, o Estado de São Paulo responde por 42,71% da movimentação total de registros empresariais do Brasil, com um volume de mais de um milhão de processos de aberturas, alterações e extinções de empresas por ano.

 

Segundo dados da Jucesp, até agosto deste ano foram abertas 107.800 empresas no Estado, e o Portal do Poupatempo do Empreendedor, segundo levantamento da Prodesp, teve, durante o período produtivo, mais de 260 mil consultas entre os órgãos licenciadores.

 

Portal do Empreendedor

 

O sistema desenvolvido pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), reúne as licenças do Corpo de Bombeiros (sistema Via Fácil), Vigilância Sanitária (sistema SIVISA), Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e Secretaria da Agricultura e Abastecimento (sistema GEDAVE), graças a integração sistêmica entre estes órgãos.

 

O módulo já está disponível a todos os municípios do Estado. A inscrição é feita no próprio site da Jucesp: www.jucesp.sp.gov.br. A prefeitura interessada deve entrar em contato com a Jucesp, e a adesão ao convênio Via Rápida Empresa, com o Poupatempo do Empreendedor, é totalmente gratuita.

 

Também participaram da cerimônia o vice-governador e secretario de Desenvolvimento Marcio França, o secretário de Governo Saulo de Castro, o secretário de Meio Ambiente Maurício Brusadim, o presidente da JUCESP Jânio Benith, o presidente do SESCONSP Marcio Shimomoto, o presidente do CRC Gildo Freire de Araújo, o presidente da OAB Marcos da Costa, deputados, prefeitos, vereadores e outras autoridades.

 

 

* Com informações do Portal do Governo

leave a comment

três × um =