fbpx
  • Home
  • Plano São Paulo: Governo apresenta flexibilização gradual da quarentena

Plano São Paulo: Governo apresenta flexibilização gradual da quarentena

 

Nesta quarta-feira, 27 de maio, o Governo de São Paulo apresentou a nova fase do Plano São Paulo para a reabertura de comércios e serviços não essenciais. As diretrizes vão regular o atendimento presencial e o fluxo de clientes, funcionários e colaboradores em 15 setores produtivos e seus respectivos subsetores. As medidas passarão a valer a partir de 1º de junho e índices de ocupação hospitalar e de evolução de casos em 17 regiões do estado vão definir cinco níveis restritivos de retomada produtiva, segundo critérios médicos e epidemiológicos para que o sistema de saúde continue em pleno funcionamento.

 

Na parte da manhã, o deputado Itamar Borges participou de reunião on-line com o vice-governador Rodrigo Garcia, que deu um panorama do impacto da pandemia da Covid-19 e falou sobre o plano de retomada das atividades econômicas.

 

“Um plano de reabertura gradual da economia, com protocolos determinados, é uma boa alternativa. Os prefeitos terão mais autonomia para conduzir e fiscalizar a flexibilização das atividades, de acordo com o cenário local. É preciso cuidar da economia do nosso estado, dar emprego e renda para a população, sem deixar de pensar na saúde e na vida”, fala o deputado Itamar Borges.

 

As cinco fases do programa vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul). As regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto estão na fase 2 (laranja); Já a região de Barretos, está na fase 3 (amarela).

 

A escala será aplicada a 17 regiões distintas do território paulista, de acordo com a abrangência dos DRSs – Departamentos Regionais de Saúde, que são subordinados à Secretaria de Estado da Saúde. São os DRSs que determinam a capacidade de atendimento, transferências de pacientes e remanejamento de vagas de enfermaria e UTIs nos municípios.

 

O Governo de SP criou um site específico para o Plano São Paulo, onde é possível acessar o mapa e a fase de cada região, diretrizes específicas para a retomada gradual e segura da atividade econômica e as normas que padronizam níveis de distanciamento social, higiene pessoal, limpeza e higienização de ambientes, comunicação e monitoramento das condições de saúde de trabalhadores. Confira: https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/planosp