fbpx
  • Home
  • Pelo terceiro ano consecutivo, Rio Preto é certificada com selo Município VerdeAzul

Pelo terceiro ano consecutivo, Rio Preto é certificada com selo Município VerdeAzul

 

 

A cidade de Rio Preto, nesta quinta-feira, 17 de dezembro, foi tricampeã na certificação do Programa Município VerdeAzul (PMVA), da Secretária do Meio Ambiente, alcançando o primeiro lugar, pelo terceiro ano consecutivo. Este é o terceiro titulo da cidade, que também venceu em 2018 e 2019.

O deputado Itamar Borges, membro da comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, acompanhou o evento e destacou o trabalho do prefeito e de toda equipe. “Parabéns ao prefeito Edinho, e a toda equipe de secretários, coordenada pela secretária de Meio Ambiente do município, Kátia. Rio Preto tem dado um exemplo muito de grande de desenvolvimento com ações e projetos na área ambiental”.

 

O parlamentar destacou ainda a importância do prêmio. “Tenho muito orgulho de ter participado de todas as edições do prêmio. Parabéns as cidades premiadas por fomentarem políticas públicas de desenvolvimento sustentável. Isso mostra o quanto os municípios estão atentos com suas responsabilidades, com o meio ambiente, sobretudo com a qualidade de vida de toda a população”, relatou Itamar.

A qualificação é considerada pelos executivos um “simulado” para a certificação que ocorre ao final de cada ciclo anual. O município encaminha aos técnicos do PMVA suas 75 tarefas, baseadas em ações ligadas às diretivas do Programa. De acordo com a nota alcançada, a cidade é qualificada para certificação.

 

Atualmente, estão inscritos no programa 557 municípios do Estado que, ao participarem de um ciclo, são avaliados em ações fundamentadas em dez diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

 

O subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani; coordenadores, técnicos e equipe da SIMA e COSEMA; prefeitos, e autoridades também participaram do evento.

                                          FOTO DO PRÊMIO DE 2019