fbpx
  • Home
  • O Papel dos Municípios no Ambiente de Negócios das MPMI é tema de reunião do COMPI da FIESP

O Papel dos Municípios no Ambiente de Negócios das MPMI é tema de reunião do COMPI da FIESP

 

 

O presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal da Alesp, deputado Itamar Borges, participou, nesta terça-feira, 24 de novembro, da Reunião Mensal do Compi – Conselho da Micro, Pequena e Média Indústria da Fiesp, que debateu Papel dos Municípios no Ambiente de Negócios das MPMI (Micro, Pequena e Média Indústria). A reunião on-line foi coordenada pelo presidente do Compi, Milton Antônio Bogus, e pelo vice-presidente Marco Reis, ambos dirigentes da FIESP.

 

Em sua participação, o deputado Itamar destacou suas ações como deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar para fomentar o ambiente de negócios. O parlamentar também citou sua experiência como prefeito e as ações realizadas em Santa Fé do Sul para estimular o desenvolvimento local e o empreendedorismo. Itamar Borges recebeu o Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae, em reconhecimento às políticas públicas que implantou, com apoio da Câmara Municipal e das entidades empresariais locais.

 

A gerente da Unidade de Políticas Públicas e Relações Institucionais do Sebrae-SP, Beatriz Gusmão, apresentou sugestões de boas práticas para serem implementadas nos municípios paulistas, como a promoção das compras públicas, cooperações intermunicipais para o desenvolvimento econômico, inovação e desburocratização. Divulgou o Guia dos Prefeitos e Vereadores Empreendedores com sugestões de boas práticas, disponível no site https://candidatoempreendedor.sebraesp.com.br/

 

O presidente da União dos Vereadores do Estado SP (UVESP), Sebastião Misiara, falou sobre possíveis ações dos vereadores para melhorar a competitividade empresarial local. Citou as parcerias com o Sebrae para estimular a regulamentação da Lei Geral das Pequenas Empresas em todos os municípios paulistas.

 

A subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato no Ministério da Economia, Antônia Martins, apresentou Políticas Públicas para micros, pequenas e médias empresas, focadas em políticas de micro-crédito e desburocratização.

 

As apresentações foram seguidas de perguntas e debates. Silverio Crestana, membro do Compi, e consultor da FREPEM/SESCON-SP sugeriu que as lideranças empresariais procurem os prefeitos e vereadores eleitos para propor a criação de Comitês Municipais de Apoio ao Empreendedorismo, reunindo lideranças empresariais, gestores públicos, universidades e organizações sociais, para fomentar políticas para educação empreendedora nas escolas municipais, cooperativismo, compras públicas, inovação tecnológica, banco do povo, desburocratização, turismo, e consórcios

municipais.