fbpx
  • Home
  • Livro Ciclo ILP-Fapesp: Ciência e Inovação 2017-2018 pode auxiliar processo de produção do legislativo

Livro Ciclo ILP-Fapesp: Ciência e Inovação 2017-2018 pode auxiliar processo de produção do legislativo

Livro Ciclo ILP-Fapesp: Ciência e Inovação 2017-2018 pode auxiliar processo de produção do legislativo

 

Publicação reúne conteúdo dos 11 debates promovidos com cientistas, pesquisadores e deputados

 

O Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação reuniu mais de 1,8 mil pessoas nas palestras realizadas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) de outubro de 2017 a novembro de 2018, ministradas por 45 especialistas de áreas diversas em mais de 30 horas de exposição abertas ao público.

 

Resultado de uma parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) da Alesp e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o objetivo do ciclo de palestras é divulgar estudos de relevante impacto social e econômico realizados por pesquisadores do Estado de São Paulo e que possam dar origem a políticas públicas que beneficiem a sociedade.

 

Foram apresentadas pesquisas de interesse público e do parlamento relacionadas a onze temas, entre eles: saúde, meio ambiente e recursos hídricos, movimentos demográficos, empreendedorismo inovador, novas tecnologias associadas à qualidade de vida, inovações na agricultura e na indústria e inteligência artificial.

 

Sete deputados estaduais contribuíram com os debates, entre eles Itamar Borges, que, representando a Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal (Frepem), da qual é presidente, participou do primeiro encontro, sobre empreendedorismo inovador.

 

As apresentações revelam a importância e o impacto dos investimentos que São Paulo realiza em pesquisa por meio da Fapesp. O desafio é integrar as iniciativas de todas as instituições de apoio à inovação no Estado de São Paulo para criar, por exemplo, um projeto São Paulo 4.0 integrando as ações da Fapesp, do Sebrae, da Desenvolve, das Universidades, das agências federais como a Embrapa,  Finep, ITA , Centro Tecnológico da Marinha e assim potencializar os resultados.

 

Como resultado, o ciclo de palestras foi compilado em uma publicação lançada recentemente e que reúne todo material apresentado e conclusões comentadas das exposições. As palestras do Ciclo ILP-FAPESP na Assembleia Legislativa de São Paulo continuam em 2019. Duas já foram realizadas.

 

A versão digital do livro Ciclo ILP-FAPESP: Ciência e Inovação 2017-2018 pode ser acessada em http://www.fapesp.br/publicacoes/2019/cicloilp.pdf