fbpx
  • Home
  • Itamar participa com governador Alckmin no Palácio dos Bandeirantes da assinatura de convênio do Parque Tecnológico de Rio Preto

Itamar participa com governador Alckmin no Palácio dos Bandeirantes da assinatura de convênio do Parque Tecnológico de Rio Preto

O deputado estadual Itamar Borges (PMDB) acompanhou hoje, 29/12, o Governador de São Paulo Geraldo Alckmin, na assinatura de recursos no valor de R$ 7,2 milhões para a construção do Parque Tecnológico de São José do Rio Preto (ParTec Rio Preto), que será usado para a construção de uma incubadora de empresas de base tecnológica, de um Centro Empresarial e da sede administrativa do Parque Tecnológico.

Juntamente ao Governador Geraldo Alckmin, estiveram presentes também; o Secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia – Paulo Barbosa, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional – Julio Semeghini, Prefeito de São José do Rio Preto – Valdomiro Lopes e os deputados estaduais Itamar Borges e Orlando Bolçone. Assinaram também o convênio as cidades de Sorocaba, Botucatu e Piracicaba.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Parque Tecnológico de São José do Rio Preto será implantado em uma área municipal com mais de 845 mil m², localizada nas proximidades da Rodovia Washington Luiz (SP-310). O futuro empreendimento será voltado à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos e processos nas áreas de saúde, instrumentação, química, informática e agronegócio.

Segundo a Secretaria, o local terá todo o suporte necessário para a instalação de micro e pequenas empresas inovadoras. As obras terão início em 2012 com previsão de término em 2014.

“O Parque Tecnológico de Rio Preto será uma referência principalmente por desenvolver produtos e serviços na área da saúde, pois Rio Preto já é referência nesse setor. Com a construção do Parque, será possível desenvolver aqui tecnologia de ponta criando e estimulando a geração de emprego e renda para todos”, diz Itamar Borges.

O projeto pretende abrigar ainda uma estação experimental e um distrito industrial para empresas com perfil tecnológico, além de unidades de ensino superior, como o Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) e a Faculdade Estadual de Tecnologia (Fatec).

Para Itamar que é Coordenador das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos na Assembleia agregar as unidades de ensino superior juntamente ao parque faz com que alunos e empresas possam trocar experiências de forma onde todos tendem a ganhar. “A exemplo do que acontece com a faculdade de medicina de Rio Preto, a FAMERP e o HB (Hospital de Base), onde alunos aplicam conhecimentos teóricos e recebem de volta o conhecimento prático, o Parque Tecnológico fará esse intercâmbio de conhecimento que dá muito certo”, finaliza Itamar.

O projeto do ParTec Rio Preto faz parte do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), criado pelo Governo do Estado de São Paulo para dar apoio e suporte a essas iniciativas, com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica.

Assessoria de Imprensa

leave a comment

15 − doze =