fbpx
  • Home
  • Itamar faz interlocução junto a HB e Estado para ampliar leitos de UTI

Itamar faz interlocução junto a HB e Estado para ampliar leitos de UTI

 

 

Diante da ocupação de 100% dos 117 leitos de UTI do Hospital de Base de Rio Preto, conforme boletim divulgado no domingo, 2 de agosto, o deputado estadual Itamar Borges entrou em contato imediatamente, no mesmo dia, com o vice-governador Rodrigo Garcia, com o coordenador Osmar Mikio, da Secretária de Estado da Saúde, com Sílvia Forti, da Diretoria Regional de Saúde, e também com a direção do HB, por intermédio dos doutores Dulcimar Donizeti de Souza e Amália Tieco. Itamar falou ainda com os deputados Geninho e Carlão Pignatari, todos preocupados e empenhados, de forma integrada, na busca de solução rápida para o caso.

“Coloquei-me à disposição para ajudar em ações que minimizem o problema, como agilizar a execução do acordo entre o Estado e o HB para credenciar no SUS mais 20 leitos de UTI, que já foram colocados em funcionamento pelo hospital no próprio final de semana”, adiantou o parlamentar.

Outra ação importante à qual Itamar se dedica é ajudar na negociação para prorrogar – de agosto para novembro – 0 convênio específico para atendimento de pacientes vítimas da Covid entre HB e Secretaria de Estado da Saúde, a pedido da própria diretoria do hospital.

O governo do Estado também pretende fazer remanejamento de pacientes vítimas da Covid-19 para as regiões de Barretos e Araraquara, onde o sistema está menos sobrecarregado que o da região de Rio Preto.

Mais medicamentos

O Estado está reforçando os pedidos dos medicamentos que compõem o chamado Kit Intubação para as vítimas de Covid, fazendo a intermediação junto à fabricante e ao Ministério da Saúde. A notícia é de que o ministério conseguiu fazer uma grande compra dos remédios e que vai fornecê-los para São Paulo. Até lá, a Secretaria também deve remanejar medicamentos de hospitais da Capital para os da região.

“É importante, no entanto, que neste momento crítico autoridades públicas municipais e a população da nossa região observem e intensifiquem as medidas de isolamento social. Só desta maneira será possível reduzir as situações de contágio. Conforme fui informado na secretaria, estamos entrando na semana que pode ser a mais crítica desde o início da pandemia. Então, todo o cuidado é pouco”, alertou Itamar.

Segundo o deputado, é só com união e sacrifício, sobretudo os exigidos pelo isolamento social, sem esquecer a proteção pessoal, com o uso de máscara e álcool em gel, que a batalha contra a pandemia será vencida. Do contrário, o sistema de saúde pode entrar em colapso, sem leitos suficientes para atender a todos. “Precisamos fazer a nossa parte e ter muita fé. Que Deus proteja cada de um nós”, concluiu o deputado.