fbpx
  • Home
  • 1º Encontro Estadual de Educação Empreendedora é realizado na Alesp

1º Encontro Estadual de Educação Empreendedora é realizado na Alesp

 

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP), com apoio da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FREPEM) da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Itamar Borges, realizou nesta quarta-feira, 20 de setembro, o 1º Encontro Estadual de Educação Empreendedora. O evento também contou com o apoio da Comissão de Educação da Alesp, da Secretaria Estadual da Educação e do Instituto Fazendo Acontecer.

 

Na abertura do evento, que reuniu dezenas de diretores de escolas, secretários de educação, prefeitos, vereadores e professores, o deputado Itamar Borges falou. “É uma oportunidade única para prefeitos e secretários conhecerem a experiência de municípios que implantaram a educação empreendedora e deram certo. Também poderão saber um pouco mais do que o Estado está fazendo em toda rede estadual, além de conhecerem a experiência do Instituto Fazendo Acontecer, que está disponível para ser implantada em grande escala nos municípios paulistas”, disse o presidente da Frepem, Itamar Borges.

 

Borges é autor da Lei 15.693/2015, que criou o Plano Estadual de Educação Empreendedora. Uma Comissão Técnica coordenada pela Secretaria da Educação, com a participação da FREPEM elaborou uma matriz com conceitos, objetivos, comportamentos e habilidades para serem desenvolvidos nas salas de aula.

 

Silverio Crestana, consultor da FREPEM fez uma exposição sobre o histórico de criação do plano e como poderá ser implantado nos municípios.  Herbert Gomes da Silva, da Secretaria da Educação apresentou as metas e objetivos específicos que o plano deverá atingir nos próximos anos.

 

Como palestrante principal José Dornelas explicou a metodologia inovadora e o material didático “Fazendo Acontecer Poderes Empreendedores” do IFA, um instituto criado especificamente com o objetivo de difundir programas de empreendedorismo nas escolas. Apresentou as premissas metodológicas que embasam as oficinas de empreendedorismo do IFA, os conteúdos e passos para se aplicar as oficinas Minha Própria Casa; A Quem Eu Admiro; Luz, Câmera, Ação; Mão na Massa; Show de Talentos. Também apresentou um vídeo ilustrativo de uma oficina e como se dá a participação dos alunos e dos professores. Mais informações estão disponíveis emhttp://www.fazendoacontecer.org.br/

 

A mesa de abertura foi composta por: Vinicius Schaurgelies, presidente do ILP; deputado Itamar Borges; deputado Welson Gasparini; prefeita de Monteiro Lobato, Daniela de Cássia; prefeito de Porto Ferreira, Romulo Rippa; vice-prefeita Terezinha Viveiros de Américo Brasiliense; vereadora Maria do Carmo de Rio Claro, Roberto Sekiya subsecretário de Empreendedorismo, representando o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Márcio França.

 

Também participaram o vereador de Andradina, Silas Carlos de Oliveira; o diretor Jorge Segeti do SesconSP representando o presidente Marcio Shimomoto, entre outras autoridades.

 

Assessoria de Imprensa

 

leave a comment

onze − 6 =