fbpx

Itamar Borges anuncia criação da Frente Parlamentar SP-AGRO em prol do Agronegócio

Itamar Borges anuncia criação da Frente Parlamentar SP-AGRO em prol do Agronegócio

 

Nesta segunda-feira (6/5), o presidente da Comissão de Agricultura e da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista da Alesp, deputado Itamar Borges, participou de um encontro com a ministra Tereza Cristina (Agricultura). O Fórum reuniu diversas lideranças do setor e foi realizado pelo Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da Fiesp.

 

Itamar Borges anuncia criação da Frente Parlamentar SP-AGRO em prol do AgronegócioO deputado Itamar Borges aproveitou a reunião para anunciar o lançamento oficial da SP-AGRO, criada com o objetivo de debater os principais temas de interesse do setor e contribuir para o desenvolvimento sustentável do agronegócio paulista, considerado o mais diversificado e tecnológico do país. O parlamentar lembrou que o setor representa 20% do PIB do Brasil. Em relação à economia paulista, o agronegócio é responsável pela geração de 15% dos empregos formais. Além disso, São Paulo é líder mundial na produção de açúcar e suco de laranja, mas também é destaque quando o assunto é carne, café, etanol e milho.

 

De acordo com Itamar, chegou a hora de unir forças e criar todas as condições possíveis para a defesa e o desenvolvimento sustentável do agronegócio paulista.

 

”Para isso, vamos apoiar, de mãos dadas, as iniciativas, parcerias e políticas públicas que contribuem para o crescimento tanto da agricultura como da pecuária, incluindo a piscicultura e todas as produções do nosso campo. Queremos incentivar mais pesquisas, mais inovação tecnológica e ações efetivas de desburocratização e aumento da competitividade, impulsionando o emprego e a renda em nossa Estado”, destacou o deputado.

 

Durante a reunião, a ministra Tereza Cristina ressaltou a importância do Estado de São Paulo para o avanço da Agricultura, Pecuária e do Agronegócio como um todo no país. “Quero cumprimentar a Frente (SP-AGRO) pela iniciativa de unir a Assembleia Legislativa em torno do Agronegócio em São Paulo. Isso é muito importante para fortalecer o setor e para crescermos juntos”, ressaltou.

 

O Fórum, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, foi comandado pelo presidente do Cosag, Jacyr da Silva Costa Filho. “O agronegócio e a indústria estão integrados, porque o setor demanda máquinas, insumos e equipamentos. Essa união gera valor e exportação, promove empregos, por isso é preciso defender esse grande patrimônio que é o agronegócio brasileiro. Nesse sentido, é de fundamental importância, o caso de São Paulo, a união dos parlamentares diante desse tema. E por isso a criação dessa frente é fundamental”, afirmou Jacyr.

 

O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, também acredita que a atuação parlamentar é muito importante para dar suporte legal ao setor.

 

“Quero cumprimentar aqui a iniciativa do deputado Itamar Borges, que é um grande parceiro do Agronegócio na Assembleia Legislativa. Essa Frente, a SP-AGRO, vai, com certeza, trabalhar duro para defender os interesses do setor produtivo rural, cada vez mais integrado com a indústria”, disse.

 

Também participaram do encontro na Fiesp os deputados federais Fausto Pinato, presidente da Comissão de Agricultura Federal; Arnaldo Jardim, vice-presidente da região Sudeste da FPA; Geninho Zuliani, integrante da Frente Parlamentar do Agro e os deputados estaduais Fernando Cury, Barros Munhoz e Frederico d’Avila.

 

Estiveram presentes ainda o presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, o diretor do Departamento da Indústria da Construção da Fiesp (Deconcic), Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio; o diretor do Departamento do Agronegócio da Fiesp, Roberto Ignacio Betancourt e o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, entre outras lideranças do setor.
A SP-AGRO recebe o apoio técnico do Fórum Paulista do Agronegócio, presidido por Ariel Mendes.

Compartilhar