fbpx
  • Home
  • Irrigação no Agronegócio é debatido em reunião do Conselho do Agro na Fiesp

Irrigação no Agronegócio é debatido em reunião do Conselho do Agro na Fiesp

 

 

O presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista da Alesp, deputado Itamar Borges, participou da reunião do COSAG da Fiesp realizada na manhã desta segunda-feira, 3 de fevereiro, e que teve como tema “Irrigação para o Desenvolvimento do Agronegócio Brasileiro”.

 

Itamar Borges fez parte da mesa de trabalho, juntamente com o presidente do Conselho Superior do – COSAG, Jacyr Costa; o coordenador executivo dos Conselhos e Departamentos da Fiesp, general de Divisão Adalmir Domingos; e os palestrantes: o ex-ministro da Agricultura e presidente da Abramilho, Allyson Paolinelli; a diretora-presidente da ANA – Agência Nacional de Águas, Christianne Dias Ferreira; o pesquisador da Embrapa Instrumentação São Carlos Luís Henrique Bassoi; e o diretor da Embrapa Cleber Oliveira Soares.

 

No encontro, os expositores destacaram desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada e comentaram as tendências e inovações que estão sendo desenvolvidas para melhorar os sistemas de irrigação para o agronegócio. Também foram abordadas novas tecnologias aplicadas no agronegócio e para o uso eficiente da água.

 

“Além das tecnologias e do trabalho humano, a agricultura é uma atividade que depende dos recursos naturais, do clima e dos processos biológicos. Esta relação de forte dependência reflete diretamente em grandes riscos, que podem levar ao desperdício dos alimentos. Por isso é importante debater e levantar informações cada vez mais completas sobre o campo, a cultura, o clima, o tempo, o solo, bem como discutir a gestão dos recursos hídricos contemplando todos os setores e atividades que concorrem pelo seu uso – consumo humano, produção e energia”, fala o deputado Itamar Borges, ao destacar a importância do tema da reunião que propôs reflexões sobre gestão e contribuições para o uso racional da água.

 

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, passou pelo evento e disse acompanhar as questões que aflige o setor, se colocando à disposição para debater os assuntos.

 

A reunião lotou o auditório. Estiveram presentes, o diretor titular do Deagro, Roberto Betancourt; o diretor de relações institucionais do Grupo Tereos, Roberto Perosa; conselheiros do Cosag, pesquisadores da Embrapa, diretores da ANA, entre outras lideranças, empresários e profissionais do setor.