fbpx
  • Home
  • Governo de SP premia 154 municípios do Programa VerdeAzul

Governo de SP premia 154 municípios do Programa VerdeAzul

O Governo anunciou nesta quinta-feira, 5 de março os prêmios Franco Montoro às cidades líderes do ranking do Programa Município VerdeAzul (PMVA), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. O evento foi realizado no auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes e contou com a abertura do governador João Doria.

O deputado Itamar Borges, membro da comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, que esteve presente na premiação destaca a importância desse prêmio. “Tenho muito orgulho de ter participado de todas as edições do prêmio. Na primeira edição, como prefeito de Santa Fé do Sul, quando o município alcançou a primeira colocação geral no ranking estadual”, lembrou o deputado.

“Parabéns as cidades premiadas por fomentarem políticas públicas de desenvolvimento sustentável. Isso mostra o quanto os municípios estão atentos com suas responsabilidades, com o meio ambiente, sobretudo com a qualidade de vida de toda a população”, destacou Itamar, que já foi um dos coordenadores do programa por dois anos.

O programa que foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, e tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Atualmente, os 613 municípios participantes colocam em prática 85 tarefas divididas em dez diretrizes da agenda ambiental local com base em temas estratégicos como Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana; e Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Participaram também do evento o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente Marcos Penido, o secretário o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.