fbpx

FREPEM e Entidades da Contabilidade lutam pela extensão do prazo para envio de declarações de imposto de renda

image_pdfimage_print

Assim como já ocorreu em 2020, os contadores e contabilistas estão enfrentando grandes dificuldades para atender a grande demanda vinda da sociedade paulista por conta dos prazo para a entrega das declarações de imposto de renda.

 

O setor é formado principalmente por pequenas empresas, que não estão adaptadas ao trabalho remoto e foram fortemente impactadas pelas novas medidas restritivas do Governo de São Paulo.

 

Por isso, a Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FREPEM), o SESCON-SP e as entidades congraçadas da contabilidade encaminharam ao Governador Doria, ao vice-governador Rodrigo Garcia e a Secretária de Desenvolvimento Econômico Patrícia Ellen um manifesto pela suspensão e prorrogação dos prazos das obrigações princiais e acessórias e anistia das multas e penalidades por atraso, erro, ou omissão de informações.

 

“Concordamos com os atos restritivos de mobilidade para proteção à vida, orientados pelas autoridades sanitárias, entretanto, não podemos desamparar milhares de pessoas físicas, micros, pequenos, médios e grandes empresários, que continuam cumprindo seus deveres tributários, fiscais, previdenciários e trabalhistas junto às administrações públicas federal, estaduais e municipais”, afirma o manifesto das entidades.

 

Segundo o deputado Itamar Borges, presidente da FREPEM, o trabalho remoto não substitui a necessidade da presença nos escritórios. “A Frente Parlamentar já havia encampado esses pedidos no ano passado e novamente este ano estamos junto com os profissionais da contabilidade. É uma reivindicação justa e que beneficia toda a sociedade paulista”, afirmou.

 

Outra opção sugerida pelas entidades da contabilidade é a inclusão dos contadores como uma das atividades essenciais.

 

A Folha de S. Paulo deu destaque para a luta dos contadores e contabilistas em sua edição impressa desta terça-feira, 17 de março. Veja no link abaixo.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2021/03/contadores-pedem-para-postergar-imposto-de-renda-em-2021.shtml

Compartilhar