fbpx
  • Home
  • Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista tem audiência com secretário da Agricultura, Gustavo Junqueira

Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista tem audiência com secretário da Agricultura, Gustavo Junqueira

 

Presidida pelo deputado Itamar Borges, a Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista (SP-AGRO) nasce com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio paulista, a livre iniciativa, a facilitação do ambiente de negócios e investimentos, assim como lutar pela melhora contínua das condições de segurança no campo e da conectividade e acesso à tecnologia por parte das populações rurais.

 

Nesta segunda-feira, 17 de junho, o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, recebeu o deputado Itamar, juntamente com o vice-presidente da SP-AGRO, deputado Fernando Cury, e mais de 20 representantes de entidades que compõem a Frente, para apresentar a composição, pauta de trabalho, ações e pleitos.

 

“A Frente nasceu com o objetivo de debater os principais temas de interesse do setor e contribuir para o desenvolvimento sustentável do agronegócio paulista, que vai desde agricultura do campo, passando pela pesquisa, agroindústria, licenciamento e consumidor. Além de gerar emprego e renda, o agronegócio se destaca não apenas pelo volume, qualidade e diversidade de produção e exportação, mas também pela sustentabilidade e inovação. Quando a agricultura cresce, outros setores produtivos importantes também avançam. Nossa intenção é unir forças para que o setor tenha a atenção que merece e seja reconhecido por tudo o que representa”, disse o deputado Itamar ao falar sobre a criação da SP-AGRO destacar o apoio do secretário Gustavo Junqueira.

 

Durante a reunião, o parlamentar também reforçou o pedido do grupo de suspensão dos efeitos do Decreto que revoga o direito a crédito em operações com insumos agropecuários isentos de ICMS, em vigor desde 1º de maio. Entre os setores afetados estão os fabricantes de rações e suplementos para alimentação animal, produtores de grãos, abatedores de aves/suínos, produtores de ovos férteis, fabricantes de adubos e fertilizantes, herbicidas, vacinas, medicamentos, entre outros produtos usados pelo setor agropecuário.

 

Itamar Borges lembrou que o setor representa 20% do PIB do Brasil. Em relação à economia paulista, o agronegócio é responsável pela geração de 15% dos empregos formais. Além disso, São Paulo é líder mundial na produção de açúcar e suco de laranja, mas também é destaque quando o assunto é carne, café, etanol e milho. “Investir no agro é pensar no desenvolvimento do nosso País”, completou, ao entregar o folder com a apresentação da Frente do Agro, que conta com a participação de 70 deputados, entre membros e apoiadores, e com o apoio institucional e técnico de instituições que representam os diferentes elos produtivos do agronegócio.