fbpx
  • Home
  • Escolas da cidade de São Paulo também terão educação empreendedora

Escolas da cidade de São Paulo também terão educação empreendedora

Escolas da cidade de São Paulo também terão educação empreendedora

Em sintonia com as escolas estaduais, que estão implantando o ensino de empreendedorismo, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou o Projeto de Lei 62/2017, da vereadora Janaína Lima, para inserir empreendedorismo na grade curricular da Rede Municipal de Ensino.

 

O PL foi aprovado em 2ª discussão na Sessão Plenária desta terça feira (8/5) e segue agora para a sanção do prefeito Bruno Covas.

 

Na justificativa do projeto, a vereadora Janaína Lima argumenta que as atividades sobre o tema buscam fazer com que as noções de empreendedorismo despertem o talento das crianças e jovens para conseguirem seus espaços como protagonistas na sociedade.  “Que os alunos da Rede Municipal de Ensino tenham todos os instrumentos, todas as ferramentas para desbravarem os seus sonhos”, destacou a parlamentar.

 

O presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado estadual Itamar Borges, comemora a aprovação do PL.

“Este Projeto é de grande importância. Recentemente estivemos com o prefeito Bruno Covas apresentando as ações que podem melhorar a cultura do empreendedorismo na cidade de São Paulo e este projeto vai nesta direção. ”

 

Nas escolas estaduais está sendo implantado o Plano Estadual de Educação Empreendedora, uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Frente Parlamentar do Empreendedorismo, e especialistas em empreendedorismo ligados a importantes instituições de ensino.

 

O plano foi criado pela Lei 15.693/2015, de autoria de Itamar Borges, e a partir desta Lei, estão sendo desenvolvidas atividades para formação de professores, criação de novas metodologias, feiras de inovação e empreendedorismo para os 3,7 milhões de alunos, 250 mil professores em aproximadamente 5 mil escolas da rede estadual.

 

 

Experiências municipais

Além das escolas da Rede Estadual e das Escolas do Centro Paula Souza vários municípios já desenvolvem programas de educação empreendedora em suas escolas.

 

Durante seus mandatos como prefeito de Santa Fé do Sul, Itamar Borges, implantou o programa Jovens Empreendedores do Sebrae, que também estava sendo realizado em São José dos Campos, e os municípios colheram excelentes resultados. Quatro escolas de Santa Fé ficaram entre os primeiros lugares no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas.

 

Sobre o Plano Estadual de Educação Empreendedora

Uma cartilha detalhada sobre o Plano Estadual de Educação Empreendedora, com material de apoio ao Currículo de Educação Básica, está disponível no site da Assembleia Legislativa de São Paulo e no portal da Secretaria da Educação.

http://www.al.sp.gov.br/alesp/frentes-parlamentares-detalhe/?idFrente=161

 

Assessoria de Imprensa