fbpx
  • Home
  • Inovação como diferencial competitivo é tema de reunião do COMPI/FIESP

Inovação como diferencial competitivo é tema de reunião do COMPI/FIESP

 

 

O presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal da Assembleia Legislativa, deputado Itamar Borges, participou da reunião do Conselho Superior da Micro, Pequena e Média Indústria da FIESP/IRS, que é presidido por Milton Bogus, também vice-presidente da Federação, realizada nesta quarta-feira, 23 de outubro.

 

A reunião teve como tema central inovação nas empresas e contou com apresentações sobre modelos e diferenciais, além de ações desenvolvidas por instituições públicas e privadas voltadas ao processo de inovação.

 

 

 

 

 

“Investir no empreendedorismo é investir no desenvolvimento do nosso País. É gratificante saber que a inovação faz parte dos temas de gestão das nossas empresas. Uma das grandes lutas da FREPEM é a melhoria do ambiente de negócios, e a inovação é parte fundamental para o crescimento e o diferencial competitivo das empresas”, disse o deputado Itamar Borges.

 

 

 

 

 

 

O professor Antonio Carlos Teixeira Álvares, presidente do CONIC e DECOMTEC, apresentou a palestra “Inovação Horizontal como fonte de resultados para as MPMIs – Micros, Pequenas e Médias Indústrias”, com exemplos e modelos de inovação, destacando ações com foco na participação de toda a empresa, independente do cargo e/ou função.

 

Sobre “Fontes e Recursos para Pesquisa e Inovação nas MPMIs” falaram os representantes da Fapesp Carlos Américo Pacheco e da DesenvolveSP, Mauro Miranda. Já o supervisor de Inovação do SENAI, Ricardo Campos, apresentou o “Programa Indústria Paulista mais Competitiva”, desmistificando que o conceito de indústria 4.0 é apenas para as grandes, com modelos, exemplos e aplicações do programa em micro e pequenas indústrias, garantindo mais competitividade, produtividade e eficiência.

 

Conselheiros do COMPI, autoridades e empresários participaram do evento, entre eles o consultor da FREPEM, Silverio Crestana.