fbpx
  • Home
  • Embrapa Territorial em Campinas celebra 30 anos

Embrapa Territorial em Campinas celebra 30 anos

 

Um grande evento marcou o aniversário de 30 anos da Embrapa Territorial em Campinas. Cerca de 300 dirigentes e membros de associações nacionais e de empresas ligadas ao agronegócio, ao cooperativismo e à agricultura familiar, além de prefeitos, deputados, secretários, ministros, gestores públicos e membros da comunidade acadêmica prestigiaram a cerimônia realizada nesta quinta-feira, 30 de maio, na sede da instituição.

 

O deputado Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista da Assembleia Legislativa de São Paulo esteve presente. “A Embrapa realiza o belo trabalho de gestão, inteligência e monitoramento. Informações que contribuem significativamente com o desenvolvimento sustentável do agronegócio. Parabéns pelos 30 anos da Embrapa Territorial”, destaca o parlamentar.

 

Grandes lideranças do setor participaram do evento. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina; o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles; o ministro das Relações Exteriores, Embaixador Ernesto Araújo; o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva; o secretário de Estado de Agricultura, Gustavo Junqueira; o prefeito de Campinas, Jonas Donizette; o presidente da Embrapa, Sebastião Camargo; o chefe-geral da Embrapa Territorial, Evaristo de Miranda; o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Alceu Moreira; o ex-ministro Aldo Rebelo, entre outros.

 

Durante o evento, também foi a assinado um protocolo de intenções entre os ministérios da Agricultura, do Meio Ambiente e da Defesa no âmbito do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais para ampliar – com base em imagens de satélite – ações de inteligência, gestão e monitoramento das atividades pertinentes aos interesses da agropecuária, da proteção ambiental, defesa e segurança pública, bem como de outros órgãos da esfera governamental.

 

Reunião COSAG

Também em Campinas, o deputado Itamar Borges participou da reunião do Conselho Superior do Agronegócio – COSAG da Fiesp, que foi realizada na sede da Embrapa Territorial.

 

O presidente do COSAG, Jacyr Costa, explicou a dinâmica do encontro. “Excepcionalmente hoje, nosso encontro está sendo realizado na sede da Embrapa Territorial, em Campinas, em razão de seu aniversário de 30 anos”, disse ele ao agradecer pela recepção.

 

Na reunião, o chefe-gral da Embrapa, Evaristo Miranda, falou sobre a dimensão territorial e socioeconômica da preservação do meio ambiente pela agropecuária nacional.

 

Participaram da reunião, além dos já citados, o diretor do Departamento do Agronegócio da Fiesp, Roberto Ignacio Betancourt; o diretor de Relações Internacionais da Guarani, Beto Perosa; o vice-presidente da SP-AGRO, deputado Fernando Cury, entre outras autoridades.