fbpx
  • Home
  • Em Itapeva, Secretário assina convênios do Rotas Rurais e participa da Audiência Pública da nova Regionalização do Estado

Em Itapeva, Secretário assina convênios do Rotas Rurais e participa da Audiência Pública da nova Regionalização do Estado

 

 

 

Na cidade de Itapeva, no Vale do Ribeira, aconteceu, no dia 21, a Audiência Pública para a Criação da Região de Estado de Itapeva e a 1° Reunião de Trabalho do Programa Sudoeste +10, com a presença do vice-governador Rodrigo Garcia, do secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, do secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e do secretário de Habitação, Flávio Amary.

O evento ocorreu na Faculdade de Ciência Sociais e Agrárias de Itapeva (FAIT) e os convidados foram recepcionados pelo prefeito de Itapeva, Dr. Mário Sérgio Tassinari e a pela professora Diretora da FAIT, Dra. Simone Gomes.

Na audiência, o secretário de Agricultura, Itamar Borges, assinou os convênios do Programa Rotas Rurais com os prefeitos de Itapeva, Itararé e Riversul, respectivamente, Dr. Mário Sérgio Tassinari, Heliton do Valle e Guilherme Gomes, com a presença de Emmanuel Afonso Moraes, diretor do Escritório de Desenvolvimento Rural da SAA de Itapeva.

O Rotas Rurais é um projeto que leva mais competitividade para o Agro paulista e segurança para o campo através do endereçamento da zona rural. No último dia 12, no Palácio dos Bandeirantes, foi feita a entrega dos mapas da geolocalização de estradas e propriedades rurais a 63 prefeituras no âmbito do Programa Rotas Rurais – e a Secretaria de Agricultura segue mapeando outras cidades.

A iniciativa pioneira na América Latina vem sendo desenvolvida por meio de parceria entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e o Google. Com o mapeamento das propriedades, das estradas e da entrada da propriedade, o acesso à saúde, educação, segurança, comércio e transportes nas áreas rurais é facilitado, uma vez que as propriedades e as estradas podem ser encontradas no Google e Waze. É a inclusão efetiva da área rural no mapa de São Paulo.

Em sua fala, Itamar Borges, que cumprimentou os demais prefeitos na figura do prefeito de Ribeirão Branco, Mauro Teixeira, falou sobre a referência que é a cidade de Itapeva em agricultura familiar, com mais de 2 mil produtores reconhecidos e mais do que o dobro em vias de serem reconhecidos pela Secretaria e pelo Governo de São Paulo.

O secretário também falou dos recentes anúncios feitos pela SAA com o Governo de São Paulo, entre eles a liberação de R$ 215 milhões para linhas de crédito e seguro rural, beneficiando justamente os pequenos produtores e os agricultores familiares.

Os deputados federais Vitor Lippi e Jorge Tadeu; os deputados estaduais Ricardo Madalena e Edson Giriboni; o presidente da Câmara de Vereadores de Itapeva, José Roberto Comeron, representando todos os vereadores da região presentes; a Diretora do Escritório Regional da SDR e ex-prefeita de Taquarivaí, Cecé; o representante da Sociedade Civil, o presidente da Associação dos Renais Crônicos, Toninho Loureiro; a prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto, compuseram a mesa da Audiência, que também tratou do programa Sudoeste+10, que levará investimentos nos próximos 10 anos para desenvolver toda a região de Itapeva.

Já o assessor da Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos, Marcos  Campagnone, fez a apresentação da proposta de Regionalização que abrange 25 municípios da região de Itapeva. O planejamento é  elaborado pela Fundação Seade e capitaneado pelo secretário Marco Vinholi.

Também foi feito pelo vice-governador, junto à Secretaria de Logística, o autorizo do Programa Estrada Asfaltada, recursos estimados em 53 milhões de reais. Além disso, foram entregues 5200 cestas básicas do programa Alimento Solidário, foi feito o descerramento da placa de Inauguração da República de Proteção Social “Programa Recomeço” e foi assinado o convênio da Casa da Juventude para Itaberá e Fartura, entre outras autorizações para obras de infraestrutura urbana para os municípios da região.

O secretário estadual de Habitação, Flávio Amary, fez a entrega de títulos de propriedade (regularização fundiária) do programa Cidade Legal, além da assinatura de liberação de recursos do PEM – Programa Estadual de Melhorias.