fbpx

Em Colina, deputado Itamar Borges anuncia recursos de R$200 mil para o Codevar

image_pdfimage_print

Nesta quinta-feira, 1º de novembro, o Codevar – Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande realizou Assembleia Geral no município de Colina. O deputado Itamar Borges participou da reunião e anunciou a conquista de recurso no valor de R$200 mil que será usado para aquisição de um Castramóvel, que atenderá os municípios que fazem parte do Consórcio Codevar: Altair, Barretos, Bebedouro, Cajobi, Cândido Rodrigues, Colina, Colômbia, Embaúba, Fernando Prestes, Guaíra, Guaraci, Icem, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Olímpia, Pirangi, Santa Adélia, Severínia, Taiaçu, Taiuva, Taquaral, Terra Roxa, Viradouro e Vista Alegre do Alto.

 

 

“Um serviço importante de controle de reprodução de cães e gatos, que permitirá a castração dos animais nos municípios e nos bairros que ficam mais distantes das clínicas”, disse o deputado Itamar, que que trabalhou e fez gestão para a conquista o Castramóvel.

 

 

Durante o encontro, também foi tratada a questão de judicialização da saúde nas cidades, uma vez que os municípios estão sendo responsabilizados para pagar despesas que não de sua competência, mas sim do Estado ou da União. Uma antiga reivindicação dos municípios do Consórcio Codevar, que vem sendo acompanhada pelo deputado Itamar desde o início. O parlamentar, inclusive, esteve com alguns prefeitos na sede do TJ-SP em busca de soluções para poder corrigir esta distorção, fazendo com que cada um responda por aquilo que é de sua competência.

 

A subprocuradora da Justiça, Lídia Passos, que participou da Assembleia, falou sobre o Programa Acessa SUS, que busca diminuir judicialização da saúde. O programa oferecerá uma espécie de consultoria, orientando sobre as possibilidades terapêuticas disponíveis no SUS. Além do atendimento direto aos pacientes, o Acessa SUS também receberá demandas administrativas via Ministério Público e Defensoria Pública e já funciona na Capital Paulista e em diversos municípios do Estado.

 

Estiveram presentes o reunião o anfitrião prefeito de Colina, Dieb Taha e a primeira-se na Liliane Taha; o presidente do Codevar e prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão, a sub-procuradora de Justiça, Lídia Passos; o delegado Seccional de Barretos, Dr. Cavalcante; o superintendente da Caixa, Gilson Lira; a vereadora de Colina, Célia; os representantes do Sebrae Barretos, Leandro e Margarete; o secretário do Codevar, Vitor Borges; além de assessores, representantes e lideranças da região.

Compartilhar