fbpx
  • Home
  • Em Bauru, deputado Itamar Borges participa da abertura de Seminário para discutir novas tecnologias na gestão dos resíduos sólidos

Em Bauru, deputado Itamar Borges participa da abertura de Seminário para discutir novas tecnologias na gestão dos resíduos sólidos

 

Na manhã de hoje, sexta-feira (07), o deputado Itamar Borges participou da abertura do Seminário “Política Nacional de Resíduos Sólidos” que fez parte da Semana Integrada do Meio ambiente – SIMAB, promovida pela Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Bauru – Assenag, em Bauru. O evento tem como objetivo divulgar e debater as novas tecnologias e viabilidade econômica da gestão pública e privada dos resíduos sólidos.

 

“Quando fui prefeito de Santa Fé, inseri a matéria meio ambiente nas escolas da cidade. E quando me tornei deputado, trouxe esta ideia para todo o estado e criei a Lei 15.781/15, que celebra a Semana do Meio Ambiente. A lei tem como principal objetivo conscientizar a população sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação dos recursos naturais”, disse o deputado Itamar Borges, que já atuou na Secretária do Meio Ambiente e hoje, na Assembleia Legislativa de São Paulo, também faz parte da Comissão do Meio Ambiente.

 

Itamar Borges destacou a importância de preservar, mas diz que é ainda mais importante ter equilíbrio, pois é preciso evoluir. “Há políticas de compensação, mas não de impedimento”, disse Itamar. O parlamentar destacou ainda a necessidade de uma política diferenciada dos impostos aplicados à comercialização de produtos gerados pelos resíduos, os chamados entulhos. “É preciso que haja uma política diferenciada no ICMS aplicados na comercialização de resíduos, pois os altos preços desestimulam o reaproveitamento”, concluiu o deputado.

 

Estiveram presentes no evento o anfitrião da casa, o Presidente da Assenag, Luiz Augusto Braga Franzolin, e também Aloísio Costa Sampaio, do Departamento de Biologia da Unesp, o Diretor Da Ecovita, Arthur Sampaio, e sua filha Dora, o deputado federal Rodrigo Agostinho, ex-prefeito de Bauru, o Presidente Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente – COMDEMA, Dorival José Coral.