fbpx

Em Bauru, deputado Itamar Borges participa da abertura de Seminário para discutir novas tecnologias na gestão dos resíduos sólidos

image_pdfimage_print

 

Na manhã de hoje, sexta-feira (07), o deputado Itamar Borges participou da abertura do Seminário “Política Nacional de Resíduos Sólidos” que fez parte da Semana Integrada do Meio ambiente – SIMAB, promovida pela Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Bauru – Assenag, em Bauru. O evento tem como objetivo divulgar e debater as novas tecnologias e viabilidade econômica da gestão pública e privada dos resíduos sólidos.

 

“Quando fui prefeito de Santa Fé, inseri a matéria meio ambiente nas escolas da cidade. E quando me tornei deputado, trouxe esta ideia para todo o estado e criei a Lei 15.781/15, que celebra a Semana do Meio Ambiente. A lei tem como principal objetivo conscientizar a população sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação dos recursos naturais”, disse o deputado Itamar Borges, que já atuou na Secretária do Meio Ambiente e hoje, na Assembleia Legislativa de São Paulo, também faz parte da Comissão do Meio Ambiente.

 

Itamar Borges destacou a importância de preservar, mas diz que é ainda mais importante ter equilíbrio, pois é preciso evoluir. “Há políticas de compensação, mas não de impedimento”, disse Itamar. O parlamentar destacou ainda a necessidade de uma política diferenciada dos impostos aplicados à comercialização de produtos gerados pelos resíduos, os chamados entulhos. “É preciso que haja uma política diferenciada no ICMS aplicados na comercialização de resíduos, pois os altos preços desestimulam o reaproveitamento”, concluiu o deputado.

 

Estiveram presentes no evento o anfitrião da casa, o Presidente da Assenag, Luiz Augusto Braga Franzolin, e também Aloísio Costa Sampaio, do Departamento de Biologia da Unesp, o Diretor Da Ecovita, Arthur Sampaio, e sua filha Dora, o deputado federal Rodrigo Agostinho, ex-prefeito de Bauru, o Presidente Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente – COMDEMA, Dorival José Coral.

Compartilhar