fbpx
  • Home
  • Dia Histórico para Rio Preto: vacinação contra Covid-19 começa nesta terça-feira

Dia Histórico para Rio Preto: vacinação contra Covid-19 começa nesta terça-feira

 

São José do Rio Preto iniciou a vacinação contra a Covid-19, nesta terça-feira, 19 de janeiro, no Hospital de Base da cidade. A primeira dose foi aplicada na enfermeira Prisciane Batista, de 34 anos.

 

O deputado Itamar Borges acompanhou a aplicação da vacina, juntamente com o governador João Doria, o prefeito Edinho Araújo, os diretores do HB Jorge Fares (Executivo) e Amália Tieco ( Administrativa), o deputado federal Geninho Zuliani e o deputado estadual Carlão Pignatari, além  de prefeitos da região e lideranças, e definiu este momento como um dia histórico para Rio Preto e para o Brasil e um grande passo para a retomada. “É uma honra e alegria presenciar o início da vacinação em Rio Preto. O HB é hospital de referência da nossa região e desenvolve um trabalho brilhante. Meus parabéns a toda a equipe do HB, que participou da pesquisa, aos profissionais da saúde de todo o país, ao prefeito Edinho Araújo, que não tem medido esforços para minimizar os impactos da pandemia em Rio Preto, ao governador João Doria e a todos os envolvidos no desenvolvimento e na distribuição da vacina. O início da imunização renova a nossa esperança. Hoje é um dia histórico para Rio Preto e para todos nós”, disse o parlamentar.

 

 

O governador João Doria também destacou a força-tarefa para a campanha de imunização contra a Covid-19 e agradeceu o empenho e apoio da Assembleia Legislativa, dos parlamentares, dos profissionais de saúde e logística e demais envolvidos. “Hoje iniciamos a vacinação nesta grande cidade, São José do Rio Preto. Teremos duas enfermeiras e duas médicas recebendo a vacina, representando esta pluralidade da população brasileira e dos profissionais de saúde”, afirmou.

 

 

 

 

Prisciane Batista, a primeira pessoa a receber a vacina em Rio Preto, atua há 12 anos no Hospital de Base, a enfermeira trabalha na ala específica para casos graves do novo coronavírus, não tendo sido contaminada até o momento. Prisciane conta que, para preservar a família, deixou seu filho de dez anos com seus pais, que moram em Santa Adélia – cidade localizada a 89km de Rio Preto. “Minha mãe tem comorbidades e minha irmã é especial. Visito meu filho e minha família somente aos finais de semana, mas sempre com muito ‘frio na barriga’ e medo de transmitir algo pra eles. Agora, terei mais segurança”.

 

O HB recebeu na noite desta segunda-feira (18/01) sete mil doses da CoronaVac, vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Neste primeiro momento, apenas profissionais da saúde seriam imunizados.