fbpx
  • Home
  • Dia da Mata Atlântica

Dia da Mata Atlântica

Ela oferece uma beleza inigualável, protege uma das mais ricas biodiversidades do mundo, contribui para o fornecimento da água para mais da metade da população brasileira e ajuda na regulação do clima em algumas das maiores cidades do país.


Falar da Mata Atlântica e não se lembrar da dimensão de sua importância e de sua exuberante natureza é o mesmo que pensar por um momento em não preservar tantos verdes que o Brasil nos oferece. No dia 27 de maio comemora-se o Dia da Mata Atlântica. Este data tem a intenção de despertar no homem o quão grande é o prejuízo causado pelo desmatamento, de recuperar o que foi degradado, de ampliar os números de áreas protegidas e, principalmente, despertar nas pessoas o interesse pela preservação do meio ambiente.


A educação ambiental tem que ser tratada com frequência nas escolas estaduais e municipais. Dessa forma, as crianças podem entender desde cedo e acompanhar a situação da mata, como de muitos outros lugares com fauna e flora que necessitam de cuidados. O nosso futuro está em nossas mãos. De nós adultos com a iniciativa de cuidar da natureza e de passar bons conhecimentos para os menores.


Dentre as 261 espécies de mamíferos existentes que sobrevivem na Mata, os que mais conhecemos são mico-leão-dourado, onça pintada, bicho preguiça e capivara. 60% dos animais que estão ameaçados de extinção do país, dependem desse ambiente para sobreviver. Restam apenas 7% do bioma em seu estado natural na Mata.


Itamar Borges

leave a comment

oito − dois =