fbpx
  • Home
  • Deputado Itamar Borges sugere criação de projeto de desenvolvimento para Pontal do Paranapanema

Deputado Itamar Borges sugere criação de projeto de desenvolvimento para Pontal do Paranapanema

 

Em visita ao Palácio dos Bandeirantes, nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, o deputado Itamar Borges esteve com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. Na ocasião, falaram sobre a indicação do parlamentar para a criação do “Vale do Pontal”, um projeto de políticas públicas para impulsionar ações de curto, médio e longo prazo de desenvolvimento econômico e social para a região do Pontal do Paranapanema.

 

O Pontal do Paranapanema compreende 32 municípios e está localizado no extremo oeste do Estado de São Paulo, na microrregião Alta Sorocabana de Presidente Prudente, é uma região formada pelo encontro do rio Paranapanema com o rio Paraná e faz divisa com os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. É caracterizada por pequenas cidades e extensa área rural e tendo seu povoamento impulsionado pela agricultura, chegada dos trilhos do Ramal Dourados, que ligaria Presidente Prudente à Dourados MS e, por último, construção de duas usinas hidrelétricas.

 

É considerada a segunda região mais pobre do Estado, com economia intensamente ligada à agropecuária, com médias piores em indicadores como PIB per capita, percentual de inscritos em programas sociais, renda média de emprego formal e mortalidade infantil, entre outros. Além disso, as lutas por terra desencadearam na maior extensão de assentamentos de São Paulo.

 

Segundo o deputado Itamar, grande defensor do Municipalismo, a intenção do projeto é alavancar a atividade econômica nas cidades do Pontal do Paranapanema e eliminar gargalos sociais, beneficiando a população dos 32 municípios que compõem a região. “O Vale do Pontal é uma iniciativa de fomento ao desenvolvimento regional, geração de emprego e renda aos municípios e melhoria da qualidade de vida, com ações focadas em Saneamento, Saúde, Educação, Infraestrutura Urbana, Logística, Habitação, entre outras importantes áreas”, destaca Itamar Borges, que tem atuação na região, assim como os deputados Ed Thomas e Mauro Bragato.

 

“Em recente visita ao Portal de Paranapanema, o vereador Claudião, de Teodoro Sampaio, me apresentou essa demanda que é um pedido também de todo da região”, relata o parlamentar.

 

As cidades que compõem o Pontal são: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiuá, Caiabu, Emilianópolis, Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, Iepê, Indiana, João Ramalho, Marabá Paulista, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Nantes, Narandiba, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Rosana, Sandovalina, Santo Anastácio, Santo Expedito, Taciba, Tarabai e Teodoro Sampaio.

 

O Governo acredita que o projeto irá alavancar a atividade econômica nas cidades do Pontal do Paranapanema e fará estudos sobre a indicação apresentada.