fbpx
  • Home
  • Deputado Itamar Borges participa de debate sobre a disponibilidade de crédito a santas casas e hospitais filantrópicos

Deputado Itamar Borges participa de debate sobre a disponibilidade de crédito a santas casas e hospitais filantrópicos

Em ambiente virtual a Frente Parlamentar de apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicos debateu na tarde desta quarta-feira, 02 de setembro a disponibilidade de linha de crédito para essas instituições. O deputado Itamar Borges, coordenador da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos na Assembleia Legislativa de São Paulo, participou da reunião, juntamente com o presidente da Frente Federal, deputado Antônio Brito, e demais parlamentares.

 

Itamar Borges, que tem a saúde como uma das principais bandeiras de seus mandatos, sempre trabalhou para garantir o bom funcionamento do sistema de saúde pública de São Paulo e do Brasil e, neste momento, não seria diferente. “Tudo o que pudermos fazer para ajudar as unidades hospitalares a aumentarem suas fontes de receita, deve ser feito. Essa é uma luta conjunta da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, da Frente das Santas Casas Federal, junto com a Frente Parlamentar Estadual, e da Fehosp – Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, presidida pelo Dr. Edson Rogatti”, afirma o parlamentar.

 

Considerando as pessoas que não possuem plano de saúde atualmente, 60% nunca tiveram esse tipo de serviço e a maioria diz recorrer ao SUS quando precisa de atendimento médico. Para os que já tiveram, 32% perderam o acesso por desligamento da empresa que oferecia o benefício e 25% cancelaram o plano por não terem condições de pagar as mensalidades o parlamentar destaca a importância dos investimentos.

 

“Estamos atravessando talvez a mais grave emergência de saúde da história. As Santas Casas e hospitais filantrópicos representam a maior rede hospitalar do Brasil, sendo responsável por mais de 50% dos atendimentos do Sus no país e 70% da assistência de alta complexidade. Em muitos municípios, os atendimentos são feitos exclusivamente por Santas Casas ou hospitais filantrópicos. Agora, com a Covid-19, estas instituições são ainda mais necessárias e estratégicas. Por isso, desde o início da pandemia, venho trabalhando para melhorar o aporte de recursos e em busca de ofertas de créditos para o setor filantrópico de saúde, garantindo assim melhor atendimento para a população”, destaca o deputado Itamar Borges.

 

O coordenador da Frente Paulista destaca ainda dentre outros recursos o auxílio financeiro emergencial de R$ 2 bilhões às santas casas e hospitais filantrópicos, que participam de forma complementar do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta apresentada pelo senador José Serra (PL 1006/20) que deu origem à Lei 13.995/20, sancionada no início de maio, e foi aprovado na Câmara dos Deputados, no início de abril, com apoio de todos os partidos, cujo relator foi o deputado Baleia Rossi, presidente do MDB Nacional, que exerceu importante papel de articulação para tornar viável a aprovação do referido projeto.

 

Para o deputado federal, Antônio Brito, o encontro teve como finalidade discutir ideias para destravar a margem, possibilitando que novos contratos sejam assinados, além de acreditar na importância da criação de um comitê, que reúna representantes para que as ideias discutidas sejam implementadas.

 

O debate contou com a presença também do presidente da Confederação das Santas Casas Hospitais e Entidades Filantrópicos (CMB), Mirócles Campos Veras; e do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Luiz Otávio Franco Duarte, representantes da Caixa Econômica Federal; e membros do Ministério da Saúde.