fbpx

Artistas de Rio Preto farão exposição sobre a cultura caipira no Sesc Bom Retiro

image_pdfimage_print

 

O projeto Caipirismo – Horizontes da Paulistânia, que reunirá obras de José Antônio da Silva e Jocelino Soares, dois consagrados e premiados artistas plásticos brasileiros, terá início no próximo dia 26 de março, no Sesc Bom Retiro, localizado na Alameda Nothmann, 185 – Campos Elíseos, São Paulo. A mostra, que tem como curador Odécio Rossafa, fica em cartaz até 19 de julho.

 

Para o deputado Itamar Borges, é importante reconhecer o valor do caipirismo. “A cultura caipira deve ser valorizada e preservada. A culinária, música, tradições, hábitos e costumes do povo do campo fazem parte da nossa história e ajudaram a moldar a nossa identidade”, destaca o parlamentar.

 

O projeto Caipirismo irá reunir eventos nas áreas de Artes Plásticas, Música, Cinema, com a curadoria de Reinaldo Volpato, Dança, Gastronomia, Feira de Produtos Orgânicos e Cachaças Artesanais, sempre acompanhados de palestras e debates. Todos os eventos serão gratuitos.

 

José Antônio, Jocelino e Odécio têm em comum a vivencia e muita história sobre a região de Rio Preto e se uniram para compartilhar suas experiências com os moradores da capital, sejam eles paulistanos ou paulistas, e também para aproximar as diferentes gerações e culturas. “A mostra foi pensada para emocionar os visitantes que encontrarão nas artes um caipirismo pintado em suas belas cores carregadas de saudades e lembranças de uma terra que, cada vez mais, se entranha no imaginário das pessoas por meio das danças e cantos em versos e prosas”, afirma o curador da exposição.

 

Itamar Borges, que também é do interior paulista, apoiou a criação do projeto desde o início e acompanhou Odécio Rossafa em reunião com Danilo Miranda, diretor regional do Sesc-SP, em março último, onde foi apresentada a proposta para a criação da mostra Caipirismo – Horizontes da Paulistânia.

 

Em breve, a programação completa estará disponível no site do Sesc:

https://www.sescsp.org.br/unidades/72_BOM+RETIRO

 

 

Legenda da foto: Reunião realizada no Sesc-SP

Compartilhar