fbpx
  • Home
  • Conselhos da Fiesp realizam reunião conjunta
Conselhos da Fiesp realizam reunião conjunta

Conselhos da Fiesp realizam reunião conjunta

Conselhos da Fiesp realizam reunião conjunta Conselhos da Fiesp realizam reunião conjunta Conselhos da Fiesp realizam reunião conjunta

Nesta segunda-feira, 03 de dezembro, o presidente da Comissão de Agricultura – CAE da Alesp, deputado Itamar Borges, participou da reunião conjunta de três conselhos superiores da Fiesp – do Agronegócio (Cosag), de Comércio Exterior (Coscex) e de Meio Ambiente (Cosema).

 

 

Ao abrir o encontro, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, destacou que esta era a milésima reunião dos conselhos superiores da Federação e explicou que a reunião conjunta, com a presença também da deputada federal Tereza Cristina, anunciada como ministra da Agricultura a partir de 2019, teria grande riqueza de visões.

 

Jacyr da Costa, presidente do Cosag, conduziu o evento e destacou o trabalho em conjunto com Walter Lazzarini, presidente do Cosema, e de Rubens Barbosa, presidente do Coscex.

 

A reunião contou com uma exposição da Agenda Legislativa feita pela senadora eleita por São Paulo Mara Gabrilli, que destacou a importância do agronegócio para o mundo, a força da atividade no Brasil e se colocou à disposição do setor. Também lembrou que hoje é o dia internacional da pessoa com deficiência. “Trabalhar com políticas sociais e de inclusão é fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável em nosso país. Contem comigo como a senadora que se apaixonou pelo agro. Tudo fica rápido e eficiente quando há sinergia entre Legislativo, Executivo e sociedade civil”, disse.

 

O ex-ministro da Agricultura e conselheiro do Cosag Roberto Rodrigues apresentou o Plano de Estado para o Agronegócio e explicou que a ideia foi fazer um plano de Estado para a agricultura, cobrindo 12 anos e transformando o Brasil em campeão mundial de segurança alimentar. “Não é um plano para o agro, é para o país, um plano para a paz, porque não há paz quando há fome. O agronegócio oferece ao Brasil essa possibilidade”, disse.

 

Seis temas fundamentais são abordados na agenda. Entre eles equilíbrio fiscal, segurança alimentar, política econômica, logística e comércio, segurança jurídica, sustentabilidade, defesa agropecuária, incluindo o setor industrial. Gestão no campo também tem algumas questões ligadas ao governo. Agroenergia ratifica questões colocadas pelo RenovaBio.

 

Pedro Parente, presidente do Conselho da BRF, comentou o Plano do Estado na visão do Setor Privado. Já Gustavo Diniz Junqueira, que será secretário estadual de Agricultura, mostrou a visão do próximo governo paulista sobre o plano de Estado.

 

Tereza Cristina, anunciada como ministra da Agricultura do próximo mandato presidencial, expôs a visão do próximo governo federal sobre o plano de Estado para o agronegócio. “Chegou o tempo da agropecuária brasileira. Precisamos unir esforços e conscientizar nossa sociedade sobre o bem que o setor faz ao país”, disse.

 

O diretor de Relações Institucionais do Grupo Tereos, Roberto Perosa, também esteve presente na reunião.

 

Assessoria de Imprensa