fbpx
  • Home
  • Comissão de Atividades Econômica recebe Vinicius Lummertz e delibera projetos importantes para o Turismo

Comissão de Atividades Econômica recebe Vinicius Lummertz e delibera projetos importantes para o Turismo

 

 

A Comissão de Atividades Econômica (CAE) da Assembleia Legislativa, que é presidida pelo deputado Itamar Borges, se reuniu em ambiente virtual, na manhã desta terça-feira, 15 de dezembro.

 

A pauta da reunião contemplava 8 Proposições. Entre elas, projetos de classificação de municípios de Interesse Turísticos, bem como, a inclusão de eventos no Calendário Turístico do Estado.

 

Na oportunidade a Comissão recebeu o Secretário Estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, para prestação de contas do andamento da gestão e avaliação das ações, programas e metas da Pasta.

 

O secretário destacou os desafios vencidos pelo turismo em 2020, como a minimização das perdas econômicas e de emprego; o engajamento de todos os setores e instituições nas discussões de mitigação e retomada; campanha de turismo responsável; entre outros. Apresentou dados de antes, durante e na retomada da pandemia, com projeção de forte retomada em 2021 e 2022, e com Turismo de proximidade fortalecido.

 

O presidente da comissão, deputado Itamar Borges, coautor da Lei que criou os Municípios de Interesse Turísticos – MIT e grande apoiador do setor destacou o papel importante do Turismo como vetor de desenvolvimento social e econômico. “O turismo sofreu uma grande perda com a pandemia da Covid-19, do mesmo modo que os demais setores, e iniciativas que ajudem a atravessar esse período são importantes para ajudar na retomada pós-crise. Com investimentos que geram emprego e renda, vamos superar esse ano”, destaca o deputado Itamar.

 

Além disso Vinicius falou sobre o plano de preparação para a reabertura, que conta com o PL 723/2020 – Distritos Turísticos que visa o subaproveitamento de áreas territoriais com grande vocação para a atividade turística; demanda por modelo institucional que promova investimentos e a atuação concertada de agentes públicos e privados na implantação de empreendimentos turísticos; fomento ao empreendedorismo no turismo; melhorias em infraestrutura da área específica, qualificação de serviços e equipamentos e fortalecimento da preservação ambiental. E também destacou a importância da campanha para captação de investimentos para o Vale do Ribeira.