fbpx
  • Home
  • Com a presença do Ministro Guilherme Afif e Paulo Skaf, Frente Parlamentar do Empreendedorismo é relançada

Com a presença do Ministro Guilherme Afif e Paulo Skaf, Frente Parlamentar do Empreendedorismo é relançada

caio françaNesta segunda-feira, 25 de maio, foi realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo o relançamento da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal, presidida pelo Deputado Itamar Borges (PMDB).

 

A FREPEM, que conta agora o deputado Caio França (PSB) como vice-presidente, reúne 71 de deputados estaduais e 56 entidades parceiras, entre elas: FIESP, SEBREAE-SP, FACESP, FAESP, FECOMERCIO, SESCON-SP, CRC-SP, INVESTE-SP, DESENVOLVE-SP, Universidades e associações empresariais, entre outras.

 

 

Relançamento FREPEM (61)

Segundo o deputado Itamar Borges, a Frente Parlamentar buscará nos próximos períodos efetivar políticas públicas já aprovadas. “As atividades da frente parlamentar só se viabilizam com a participação e apoio dos setores interessados. Os governos estaduais e municipais precisam valorizar mais as pequenas empresas. muitas vezes o parlamento aprova uma política, mas ela demora a se efetivar”, afirmou.

 

O parlamentar elencou diversas conquistas obtidas pela FREPEM e instituições parceiras nos últimos anos, entre elas: universalização do Supersimples, Lei de Educação Empreendedora, programa de inovação tecnológica e ampliação do prazo para o recolhimento do ICMS.

Relançamento FREPEM (133)

Durante o evento foi assinado um termo de cooperação entre a Frente Parlamentar e o SEBRAE-SP. O presidente do SEBRAE-SP e da FIESP, Paulo Skaf, parabenizou Itamar e os demais membros da Frepem. “O Brasil precisa desburocratizar e simplificar. As micro e pequenas são a base da economia no Estado, são 2,5 milhões de empreendedores em São Paulo. O país está passando por um momento difícil, mas que sirva de aprendizado, que possamos passar por tudo isso firmes. Precisamos caminhar juntos”, defendeu.

 

Carta de São Paulo pelo Empreendedorismo

A Frente Parlamentar lançou a 3ª Carta de São Paulo pelo Empreendedorismo, assinada por deputados estaduais, federais e representantes de entidades parceiras.

 

A Carta conta com 22 temas em sua pauta de reivindicações, alguns já constavam nas versões anteriores, outros surgiram após o trabalho desenvolvido pelos parlamentares e as instituições nos últimos anos, estão entre eles: ampliação dos limites do Simples Nacional, desburocratizar e simplificar o registro e o funcionamento das micro e pequenas empresas, regulamentar a Lei 15.693/2015, que criou o Plano Estadual de Educação Empreendedora, implementar os programas de inovação e acesso à tecnologia para as pequenas empresas paulistas e regulamentar e implementar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nos 645 municípios de São Paulo.

 

Seminário Regional sobre o Supersimples

 

O evento também contou com a realização do Seminário Regional para discussão do PLP 025/2007 – Supersimples, que teve a apresentação do Ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, e fala dos deputados federais, Walter Ihoshi, vice-presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa do Congresso Nacional, e João Arruda, deputado federal pelo Paraná e relator do PLP 025/2007.

 

Em sua fala, o Ministro Afif afirmou que as micro e pequenas empresas serão as responsáveis por tirar o Brasil da crise. “Apesar de todas as dificuldades, do ajuste fiscal, que realmente é necessário, as MPEs continuam gerando emprego, diferentemente de outros setores da economia, continuam no azul”, discursou.

 

Além dos deputados estaduais Itamar Borges (PMDB), Caio França (PSB), Coronel Camilo (PSD), Delegado Olim (PP); dos deputados federais, Walter Ihoshi (PSD)e João Arruda (PMDB); do Ministro Guilherme Afif Domingos; e do presidente da FIESP e do Sebrae-SP, Paulo Skaf; participaram do encontro o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto; o secretário do Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro; o vice-presidente da FACESP, Roberto M. Ordini; o presidente do SESCON-SP, Sérgio Approbato Machado Junior; o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, representando o vice-governador e secretário Márcio França, Maurício Juvenal, o presidente da Investe SP, Juan Quirós; o presidente da FAESP, Fábio Meireles; o presidente do CRC-SP, Cláudio Avelino Mac-Knight Filippi; e Fausto Longo, senador na Itália, representando a colônia Italiana na América do Sul, dentre outros.

 

Aproximadamente 400 líderes empresariais e especialistas em empreendedorismo e micro e pequenas empresas participaram do evento. Foram criados 4 grupos de trabalho que se reunião à partir da próxima semana.

 

Congresso da Micro e Pequena Indústria 2015

 

Mais cedo, pela manhã, o deputado Itamar Borges participou do 10º Congresso da Micro e Pequena Indústria 2015, organizado Dempi da Fiesp, que teve como tema “Você É o Líder – Inspire, Inove, Motive e Conquiste”.

 

O deputado Itamar Borges declarou “hoje é o dia da indústria e dois eventos grandiosos aconteceram, o Congresso aqui na Fiesp e o Relançamento da Frente na Assembleia. Neste momento de crise é que vemos a importância das pequenas empresas, são elas que empregam 67% das pessoas ocupadas em nosso estado”, finalizou.

 

Assessoria de Imprensa

leave a comment

treze − oito =