fbpx

Trabalho do deputado Itamar Borges é destaque em Barretos

O deputado Itamar Borges (MDB) esteve na cidade de Barretos nesta quinta-feira, 26 de julho, onde se reuniu com importantes lideranças do setor agronegócio, amigos, companheiros, visitou instituições e reafirmou o seu compromisso com o município e a população.

 

 

50ª Exposição Agropecuária

 

Na Exposição Agropecuária, que completa 50 anos em 2018, o parlamentar encontrou três importantes lideranças do setor do agronegócio, o presidente da Comissão Organizadora da ExpoAgro, o pecuarista José Faria, o presidente do Sindicato Rural do Vale do Rio Grande, Cyro Penna, e o diretor regional da CATI, Rolando, além de outras lideranças, amigos e companheiros do setor.

 

O deputado participou da palestra “Implantação e Manejo da Cultura da Seringueira”, ministrada pelo engenheiro agrônomo MSCs Paulo Fernando de Brito, durante a 50ª Exposição Agropecuária de Barretos.

 

“O Brasil é um país agro. Com protagonismo e liderança, o setor vem garantindo posição de destaque no cenário mundial e é o grande impulsionador do PIB nacional. Eventos como este proporcionam intercambio, troca de informações e experiências, geram negócios e movimentam a economia local. Parabéns aos organizadores”, disse Itamar Borges.

 

A ExpoAgro Barretos faz parte do calendário turístico do Estado de São Paulo e está entre as melhores do agronegócio Estadual. Esse evento acontece de 20 a 29 de julho, no Recinto Paulo de Lima Correa, com intensa programação que une agricultura, pecuária e entretenimento. A Exposição Agropecuária inspirou a criação da Festa do Peão de Barretos.

 

Na ExpoAgro Barretos, são esperadas mais de 20 mil pessoas. O Recinto Paulo de Lima deve receber cerca de 600 animais, entre bovinos das raças Nelore e Senegal, além de equinos.

 

Já a Festa do Peão de Barretos, o maior rodeio da América Latina, vai acontecer no próximo mês, de 16 a 26 de agosto, no Parque do Peão.

 

 

Visita ao Grupo Monteiro de Barros

 

Itamar Borges, acompanhando por Cyro Penna, visitou o Grupo Monteiro de Barros – Rede Vida, onde se encontrou com o João Monteiro, diretor executivo do jornal O Diário e da Rede Vida de Televisão, ambos do grupo Monteiro de Barros. Itamar e Cyro foram entrevistados, ao vivo, pelo radialista Tatá.

 

Na entrevista, o deputado falou sobre as lutas e bandeiras do seu mandato para a agricultura e o agronegócio, e como o Projeto de Lei 31/2018, que busca proibir o embarque de animais vivos no Estado de São Paulo com a finalidade de abate para o consumo pode prejudicar a pecuária. Itamar Borges é contrário ao projeto.

 

Uma emenda feita ao PL 31/2018, com o objetivo de ampliar as garantias do bem-estar animal, sem proibir a atividade econômica, foi rejeitada pelos deputados presentes no Congresso de comissões. O deputado Itamar Borges, presidente da Comissão de Agricultura, afirmou que continuará defendendo a aprovação da emenda, que garantirá efetivamente a proteção animal e a continuidade da exportação.

 

“Se esse projeto vier a ser aprovado, é um crime contra o setor do agronegócio. Defendo a causa animal, o bem-estar animal e essa emenda garante isso, sem proibir uma atividade econômica que gera mais de 17 mil empregos no Estado de São Paulo”, afirmou. “A exportação é uma importante alternativa que gera renda para a pecuária”, completou.

 

A emenda define que em casos de maus-tratos, o exportador estará sujeito a penas que vão desde multa de 100 Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (UFESP) por animal, até suspensão das atividades por 90 dias e proibição de exercer a atividade.

 

O bem-estar animal no transporte de cargas vivas é regulamentado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento desde 2008. As normas adotadas pelo ministério são baseadas no Código Sanitário para os Animais Terrestres da OIE – Organização Mundial de Saúde Animal.

 

Itamar também falou da importância da reuniões que têm participado para regulamentar o projeto de lei que proíbe o controle do javali, para que retome o controle anterior desse animal que causa riscos ao setor agropecuário. As negociações estão em estágio avançado. E por fim, o parlamentar falou das conquistas em prol do município de Barretos e de toda a região, além do cenário econômico e político do país.

 

 

ACID

 

Itamar Borges também se reuniu com o presidente da Associação Comercial Industrial de Barretos, Roberto Arutim, na sede da ACID.

 

“É uma honra encontrar amigos que acompanham e apoiam nossa luta pela cidade. Meus esforços estão voltados para levar melhorias à população e contribuir para o desenvolvimento local”, disse o parlamentar líder da bancada do MDB na Assembleia Legislativa.

 

 

Encontro

 

Terminando a agenda em Barretos, o deputado Itamar esteve com o amigo, Dr. Clóvis, sua esposa Leslie, a filha Gabriela e genro Caio. O Dr. Clóvis é organizador do Antigomobilismo Barretos, que está em sua 15ª edição e acontece de 27 a 29 de julho. Itamar Borges é um apreciador de carros antigos e vai participar do evento com seu carro ITAMARATY 1969.

 

Itamar Borges tem forte atuação em Barretos e em toda a região oeste paulista, entre as conquistas que tiveram gestões e apoio do deputado está a transformação da cidade em Município de Interesse Turismo, a classificação garante mais de R$ 600 mil anuais, para investimento em programas de programas de melhoria e preservação ambiental, urbanização, serviços e equipamentos turísticos; Destinação de recursos para o Hospital de Amor (Hospital de Câncer de Barretos), para a Santa Casa, Fundação LVF – Lugar de Viver Feliz, e diversas conquistas para as áreas da Saúde, Infraestrutura, Social, e outros.

 

Assessoria de Imprensa