fbpx
  • Home
  • Deputado Itamar Borges participa de audiência pública para criação da Região Metropolitana de Rio Preto

Deputado Itamar Borges participa de audiência pública para criação da Região Metropolitana de Rio Preto

 

 

Um dos principais articuladores da discussão da proposta, o deputado Itamar Borges participou neste sábado, 27/2, da audiência pública na Câmara de Vereadores para debater a criação da Região Metropolitana de Rio Preto. “Com a presença do vice-governador Rodrigo Garcia, demos um passo decisivo para tirar do papel essa antiga aspiração, cujo projeto será encaminhado em breve à Assembleia Legislativa para lá ser aprovado por nós, deputados estaduais. Como único parlamentar de Rio Preto na Casa, é com muito orgulho que vou poder contribuir, ao lado do deputado Carlão Pignatari e outros colegas, com essa decisão histórica para a cidade e região”, afirmou Itamar ao fazer um resumo da reunião.

 

A Região Metropolitana (RM), que deve ser criada ainda este ano, vai envolver uma população de 845 mil pessoas distribuída em 35 municípios, que juntos somam um PIB de R$ 30 bilhões. “A RM vai integrar essas cidades com o planejamento e a organização de prioridades comuns, como obras públicas e serviços. Obras viárias, como a construção da terceira faixa da rodovia Washington Luís entre Cedral e Mirassol, e o aproveitamento da atual malha ferroviária de Rio Preto para um corredor metropolitano de transporte de passageiros após o contorno ferroviário para os trens de carga, soluções regionalizadas para atendimento de saúde, educação, meio ambiente, segurança etc”, exemplificou Itamar.

 

Para tanto, a Região Metropolitana terá uma agência e um fundo para a definição de políticas e investimentos conjuntos entre esses 35 municípios para que o desenvolvimento seja mais igualitário entre eles. Para que assim seja, as decisões passarão por conselho formado por representantes de prefeituras e da sociedade civil.

 

Após a audiência deste sábado, a proposta inicial elaborada pela Fundação Seade e governo do Estado ficará aberta para sugestões dos cidadãos, evidenciando o aspecto democrático do projeto. As sugestões podem ser feitas até o próximo dia 7 de março pelo e-mail audienciapublica@sdr.sp.gov.br.

 

Além do vice-governador Rodrigo Garcia, a audiência contou com a participação do secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, responsável pela pasta que desenvolveu os estudos para criação da RM – por meio da Fundação Seade e da Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos –, do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, de seu vice, Orlando Bolçone, do presidente da Câmara e anfitrião do evento, Pedro Roberto, dos deputados federais Geninho Zuliani e Luiz Carlos Motta.

 

Colega de Itamar de Alesp, Carlão Pignatari, de Votuporanga, mandou vídeo para destacar a importância da reunião e saudar os presentes, com um público composto de prefeitos, vereadores e representantes de entidades da sociedade civil, como o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp), Kelvin Kaiser.

Entre tantos nomes importantes, vale destacar ainda a presença do presidente da Associação Paulista de Prefeitos, Fred Guidoni, e de Marcos Campagnone, da Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos. “Meu agradecimento a todos os presentes, que, respeitando as regras de distanciamento social, ajudam a escrever um importante capítulo da história da região e do Estado de São Paulo”, completou Itamar.