Deputado Itamar Borges visita General Campos, Secretário de Segurança, para discutir Programa de Segurança no Campo

 

Na manhã desta terça-feira, 10 de setembro, o presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista- SP- AGRO, deputado Itamar Borges esteve com o secretário de Segurança do Estado de São Paulo, General Campos, juntamente com o Conselheiro da Única, Beto Perosa, para apresentar, discutir e ouvir sugestões para o campo por meio das ações da SP-AGRO, que serão apresentadas no seminário de Segurança no Campo, que será realizado no próximo dia 19 de setembro, na Alesp.

 

Na oportunidade o deputado destacou a importância do setor para a economia paulista e do Brasil, a contribuição expressiva na geração de emprego e renda e no desenvolvimento de outros setores produtivos. “Com o crescimento do setor é importante realizarmos um trabalho integrado com as secretárias de Agricultura e Segurança para ampliar o programa de segurança no campo, atendendo os anseios e pleitos das entidades do setor e do produtor rural”, conclui o parlamentar.

 

Também estiveram presentes o chefe do Departamento Econômico da Faesp, Cláudio Brisolara, o representante da União das Indústrias Canavieira, Virgílio Amaral e o chefe de gabinete do deputado Itamar Borges, Carlos Zigart.

 

Seminário Segurança no Campo
Data: 19 de Setembro de 2019
Local: Plenário Juscelino Kubitschek | Alesp
Av. Pedro Álvares Cabral, 201 | São Paulo | SP

Clique aqui e confirme sua presença




Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista recebe apoio do SINCOBESP

 

O Sindicato Nacional dos Coletores e Beneficiadores de Subprodutos de Origem Animal – SINCOBESP realizou uma reunião na tarde desta segunda-feira, 02 de setembro, para destacar o importante trabalho da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista da Alesp e manifestar seu apoio à SP-AGRO.

 

A Frente do Agro, que é presidida pelo deputado Itamar Borges e tem como vice-presidente o deputado Fernando Cury, nasceu com o objetivo de debater os principais temas de interesse do setor e contribuir para o desenvolvimento sustentável do agronegócio paulista, considerado o mais diversificado e tecnológico do país. A SP-AGRO conta com a participação de 71 deputados, entre membros e apoiadores, e com o apoio institucional e técnico de instituições que representam os diferentes elos produtivos do agronegócio. Além do apoio técnico do Fórum Paulista do Agronegócio, presidido por Ariel Mendes, diretor de Relações Internacionais da ABPA.

 

“São Paulo precisava de um espaço dentro da Assembleia Legislativa para debater os assuntos relevantes do setor e contribuir com iniciativas que estimulem toda a cadeia produtiva em torno do agronegócio no Estado. Nossa intenção é unir forças para que o setor tenha a atenção que merece e seja reconhecido por tudo o que representa”, disse o deputado Itamar Borges, ao destacar números expressivos do setor. “Investir no agro é pensar no desenvolvimento do nosso País”, completou.

 

Para o presidente do SINCOBESP, Nelson Braido, é muito importante para a esta parceria com a Frente do Agronegócio Paulista, para apresentar detalhadamente a atividade desenvolvida pelas empresas, que coletam e processam subprodutos de açougues, matadouros de bovinos, aves, suínos, penas, ossos, gorduras e sangue e os benefícios que ela propicia ao meio ambiente.

 

Além dos já citados, participaram da reunião o chefe da divisão de Defesa Agropecuária no Estado de São Paulo do Ministério da Agricultura, Esequiel Liuson, e o ex-secretário da Agricultura, Francisco Jardim.

 




Cosag promove reunião sobre presença do agronegócio brasileiro no mercado chinês

 

Como presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista (SP-AGRO), da ALESP, o deputado estadual Itamar Borges participou da reunião do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp (Cosag), realizada nesta segunda-feira, 02 de setembro.

 

O encontro foi conduzido pelo presidente do Cosag, Jacyr Costa e teve como tema “A visão da China como investidor no agronegócio brasileiro” e contou com a presença do embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, além de membros da embaixada chinesa.

 

“Mais do que a percepção, os números da relação comercial Brasil China apontam que 35% das nossas exportações do agro vão para os chineses”, relata o deputado Itamar Borges.

 

“A reunião do COSAG mostrou a importância e a necessidade de olharmos com mais atenção para a china . O encontro proporcionou um intercâmbio de informações com lideranças e especialistas”, finalizou o parlamentar.

 

Também participaram do encontro o Ministro de relações exteriores, Aloysio Nunes, o 2° vice-presidente da Fiesp José Ricardo Roriz , o Diretor da IBC, Julian Zhu, o deputado estadual e vice-presidente da SP-AGRO, Fernando Cury, o deputado federal, Geninho Zulliani, o coordenador executivo de Conselhos e Departamentos da Fiesp, Gen Adalmir Domingos, o conselheiro da Cosag, Roberto Rodrigues, o presidente da Belagricola, Flavio Andreo, o diretor da Coscex, Rubens Barbosa, o diretor da Deconcic e vice-presidente do Consic, Carlos Eduardo Auricchio, do além de lideranças políticas e empresariais do setor.




Presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista participa da abertura da SIAVS 2019

 

O presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista, na Assembleia Legislativa, deputado Itamar Borges esteve com o Governador João Doria na abertura do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura – SIAVS 2019 a convite do presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA, Francisco Turra. A SIVAS é o maior evento de avicultura e suinocultura do Brasil, que acontece de 27 a 29 de agosto no, Anhembi Parque, em São Paulo.

 

Segundo o deputado Itamar Borges, o encontro é uma importante oportunidade para os produtores trocarem experiências e se atualizarem. “Teremos grandes palestras ao longo desses três dias de feira, o evento será um grande ponto de encontro do setor produtivo do Brasil e do mundo”, afirmou.

 

Uma das diversas atrações exclusivas é o Projeto Produtor, voltado para produtores integrados e independentes. É o único evento do Brasil com participação das agroindústrias produtoras e exportadoras associadas à Associação Brasileira de Proteína Animal.

 

Participaram também do evento a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, o secretário da Agricultura de SP, Gustavo Junqueira, o vice-presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista, o deputado Fernando Cury, o Presidente da Embrapa, Celso Luiz Morreti, os governadores de Mina Gerais, Romeu Zema, Paraná, Ratinho Júnior, Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, Espírito Santo, Renato Casagrande e Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, o senador, Luiz Carlos Raizer, os deputados federais, Roberto Pessoa e Alceu Moreira que preside a frente Parlamentar da Agropecuária, o presidente da Apex Brasil, Sérgio Segovia, o presidente do Conselho Diretivo da ABPA, José Carlos, o presidente da APCS, Valdomiro Ferreira, o presidente da Associação Paulista de Avicultura (APA), Érico Pozzer. Além de outras autoridades e representantes do setor.

 




Deputado Itamar Borges participa da abertura da 27° Fenasucro & Agrocana em Sertãozinho

 

A abertura aconteceu , nesta terça-feira, 20 de agosto, no Centro de Eventos Zanini, na cidade de Sertãozinho, em São Paulo. A Feira Internacional da Bioenergia – Fenasucro & Agrocana é o único evento do país com foco exclusivo em bioenergia para as indústrias de biocombustíveis; usinas, transporte e logística; papel e celulose; e de alimentos e bebidas.

 

O presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista – SP AGRO, Itamar Borges, destacou a importância do evento. “Mais uma grande edição da Fenasucro, que neste ano oferta mais de 350 horas de conteúdo gratuito. O setor sucroenergético é muito importante para a economia do país. Produz açúcar e etanol. É uma tecnologia brasileira, referência no mundo todo, por ser uma energia renovável, menos agressiva ao meio ambiente”, disse.

 

A feira que acontece de 20 a 23 de agosto, em 2019, oferece uma ampla programação de experiências e um ambiente propicio ao networking com os principais compradores do setor que visitam a Fenasucro todos os anos em busca de inovação, conteúdo, relacionamento e oportunidades de negócio.

 

Também participaram do evento o amigo e deputado federal, presidente da Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergetico, Arnaldo Jardim; o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, Gustavo Junqueira, o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível do MME, Márcio Feliz; o prefeito de Sertãozinho, Zezinho Gimenez; o diretor da Datrago, Guilherme Nastari; o presidente emérito da Fenasucro, Antônio Eduardo Tonielo; o presidente da Única, Evandro Gussi; o presidente da Reed Exhibitions Alcântara Machado, Fernando Fisher, o presidente do CEISE BR, Luís Carlos; entre outras autoridades.

 




Em Barretos, deputado Itamar encontra grupo de pecuaristas

 

O presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista, deputado Itamar Borges, esteve em Barretos na manhã desta terça-feira, 20 de agosto, onde se reuniu com um grupo de pecuaristas da região, lideranças, amigos, parceiros e apoiadores, durante o encontro da Confinamento Monte Alegre – CMA, que contou com cerca de 200 participantes para falar sobre mercado e oportunidades de negócios do setor agropecuário.

 

“A pecuária no Brasil tem uma posição de destaque no cenário mundial. Somos um dos maiores exportadores de carne do mundo. Apoio todos os aspectos que envolvem a criação de gado em nosso país e sei a importância da atividade para a geração de emprego e renda para a população e sua fundamental contribuição com o PIB brasileiro, do mesmo modo a agricultura”, destaca o deputado Itamar.

 

Estiveram presentes o diretor CMA, André Perrone, o deputado federal Arnaldo Jardim, a sócia-diretora da CMA, Juliana Perrone, o especialista em agronegócio da USP e FGV, Prof. Dr. Marcos Fava, o especialista em nutrição Nutron/Cargil, Pedro Terêncio, o pecuarista parceiro da CMA, Fernando Saltão, o pecuarista e diretor do Reis Advogados, Dr. Paulo Roberto, entre outros pecuaristas da região, lideranças, parceiros e apoiadores.




“Regulamento de Boas Práticas e Bem-Estar Animal” em São Paulo

 

O presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista, deputado Itamar Borges, acompanhou o governador João Doria em Barretos, na sexta-feira, 16 de agosto. Na oportunidade, foi anunciada a publicação da Resolução da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que reconhece o “Regulamento de Boas Práticas e Bem-Estar Animal” criado pela Confederação Nacional de Rodeios (CNAR), entidade reconhecida pelo Ministério do Esporte.

 

Com a publicação, os organizadores de rodeios terão embasamento legal para os esportes com bovinos e equinos. O texto traz um conjunto de regras e normas que garantem o bem-estar dos animais e trata de itens como a proibição do uso de aparelho de choque e a obrigatoriedade de colocar os animais em áreas de descanso, após a chegada à cidade do evento.

 

“O complexo do Agronegócio do cavalo no Brasil representa mais de R$16 Bilhões no PIB do país. A atividade responde por mais de 3 milhões de empregos, a indústria da equinocultura movimenta toda a cadeia produtiva e ajuda a desenvolver os municípios, além de movimentar a economia, gerando empregos diretos e indiretos, por meio de lazer e turismo. O rodeio é a manifestação da cultura, da tradição e da nossa história”, destaca o deputado Itamar Borges, ao frisar a importância da iniciativa.

 

Tradicionalmente, São Paulo é o Estado que mais realiza esse tipo de evento, representando mais de 30% do total de rodeios no Brasil. Só no ano passado, foram realizadas provas em 275 municípios diferentes.

 

Só a Festa do Peão de Barretos injeta R$ 400 milhões na economia regional, são beneficiadas cidades em um raio de até 200 km, e gera 15 mil empregos, diretos e indiretos. Em Barretos, há também quatro programas de responsabilidade social criados pelos organizadores do evento.




Presidente da Frente do Agro, deputado Itamar Borges, participa de Solene em homenagem ao Dia do Agricultor e Produtor Rural

 

Nesta segunda-feira, 05 de agosto o deputado Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista (SP-AGRO), participou da Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Produtor Rural, celebrado em 25 de julho, e do Agricultor, comemorado em 28 de julho, realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo.

 

“O desenvolvimento do nosso País está diretamente ligado ao trabalho no Campo. Os agricultores representam força, tradição, cultura e história. São vários profissionais em um só, pois plantam, inovam, administram, empreendem e nos alimentam! Parabéns aos agricultores que são a força que movimenta a economia e impulsiona o nosso país”, destacou o presidente da Frente do Agro, deputado Itamar Borges.

 

A sessão Solene foi de inciativa do deputado Frederico D’avila, que preside a Frente Parlamentar de Agrotecnologia e Irrigação e contou com a presença de produtores, agricultores, representantes de entidades do agronegócio e autoridades.

 

Entre os presentes, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles; a secretária-executiva Estadual de Agricultura, Gabriela Chiste; a esposa do deputado Frederico D’avila, Raquel Amorim; o vice-presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho; o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Salles; o presidente da Única, Antonio de Padua Rodrigues, e membros da instituição; o presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande, e o assessor Ricardo Saboya; o presidente da Orplana, Eduardo Romão, e sua esposa Magali; o Beto Perosa, do Grupo Tereos; o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira; o presidente do Fórum Paulista do Agronegócio, Ariel Mendes; os deputados Conte Lopes e Gil Diniz; o ex-secretário e ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues; o representante do Dr. Fábio Meirelles, entre outras autoridades.

 




Deputado Itamar Borges participa da abertura do Congresso Brasileiro do Agronegócio

 

Na manhã desta segunda-feira, 05 de agosto, aconteceu a abertura do Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido pela a ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio e B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, em São Paulo com o tema “Agro: Momento Decisivo”.

 

O presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista, deputado Itamar Borges, participou do encontro que reuniu autoridades, empresários, representantes e especialistas dos setores. “O agronegócio como já destaca o tema do evento, vive um momento decisivo de desenvolvimento e ocupa um lugar de evidência na economia brasileira, devido a sua importância. Por isso, eventos como este são fundamentais para debater as perspectivas e anseios do setor”, frisa o parlamentar, que é grande parceiro e defensor do setor.

 

O principal desafio macroeconômico do Brasil hoje está na urgente necessidade de estancar o dramático quadro deficitário das contas públicas.

 

No Congresso deste ano, a ABAG e a B3 promove uma ampla discussão sobre as fragilidades do país, como o Custo Brasil, com as suas deficiências na infraestrutura e logística, e a necessidade de mecanismos financeiros eficientes. O caminho do agro brasileiro também será discutido ao longo do dia com palestra sobre O Mercado Chinês e a Produção Sustentável do Brasil e com painéis que trataram temas como a Redução do Custo Brasil, Mecanismos Financeiros e Pilares para o futuro do Agro.

 

A ministra da agricultura Tereza Cristina, em seu discurso destacou o avanço da tecnologia, apresentando estudos e tendências na agricultura brasileira ”Todos os dados mostra o potencial no presente e no futuro do agronegócio, precisamos falar todos na mesma direção para que haja esse crescimento”, disse.

 

Também participaram do evento o presidente da ABAG, Marcello Britto, o presidente da B3, Gilson Finkelsztain, o vice-governador em exercício, Rodrigo Garcia, presidente da Apex-Brasil, Sergio Segoia, os deputados federais, Arnaldo Jardim e Alceu Moreira, o Presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, o secretario Especial de Comunicação Social da Presidência da República, Fábio Wajngarten, o presidente da São Paulo Negócios, Juan Quirós, o presidente da Tereos no Brasil, Jacyr Costa. Um dos eventos mais importante do universo do agronegócio brasileiro, que reuniu um público de mais de 900 participantes entre empresários, líderes setoriais, autoridades públicas ligadas aos governos federal, estadual e municipal, diversos parlamentares, além de profissionais ligados ao agronegócio.




SP-AGRO discute regras sustentáveis em workshop em Campinas

 

O Encontro aconteceu, nesta sexta-feira, 26 de julho, na cidade de Campinas em São Paulo, nas dependências do Hotel Premium, na edição de 2.019 do Workshop & Bate Papo, organizado pela Associação Paulista de Criadores de Suínos e Consórcio Suíno Paulista – APCS/CSP e teve como tema central “regras sustentáveis para a suinocultura.

 

Durante o encontro, Itamar Borges falou sobre o trabalho da SP-AGRO, que tem comoo objetivo debater os principais temas de interesse do setor, que vão desde agricultura do campo, passando pela pesquisa, agroindústria, licenciamento e consumidor, e a contribuição para o desenvolvimento sustentável do agronegócio paulista, considerado o mais diversificado e tecnológico do país. O parlamentar também destacou a atuação e o convite para participar do bate-papo da APCS “Agradeço a APCS na pessoa do presidente Valdomiro Ferreira, que desenvolve um trabalho importante na luta e fortalecimento do setor”.

 

Itamar que recentemente apresentou um balanço legislativo demonstrando que no momento existe tramitando na ALESP, 73 projetos de leis, que poderão impactar diretamente no agronegócio paulista.

 

“Vamos apoiar, de mãos dadas, as iniciativas, parcerias e políticas públicas que contribuem para o crescimento. Queremos incentivar mais pesquisas, mais inovação tecnológica e ações efetivas de desburocratização e aumento da competitividade, impulsionando o emprego e a renda em nosso estado”, destacou o deputado.

 

Estiveram presentes também, o vice presidente da SP-AGRO, Fernando Cury, o coordenador da Defesa Agropecuária, Eduardo Soares, o coordenador do fórum do agronegócio Paulista, Ariel Mendes, representando o federal Arnaldo Jardim, o assessor Sérgio, o chefe da Divisão de Defesa Agropecuária, Danilo Tadashi, Presidente da Deagro, Roberto Bitencourt, o vice-presidente executivo da Sindrações, Ariovaldo Zanio, o ex- secretário da agricultora, Francisco Jardim, entre vereadores, criadores e investidores do setor.

 




SP-AGRO marca presença no Campeonato Nacional da Raça Quarto Milha de Araçatuba

 

O presidente da frente parlamentar do Agronegócio Paulista (SP-AGRO) na Alesp, Itamar Borges, esteve 42° Campeonato Nacional da Raça Quarto de Milha, em Araçatuba, um evento da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM), este ano a festa está sendo com comemorada em dose dupla, a ABQM comemora este ano, 50 anos de fundação.

 

Para receber a competição foram realizados grandes investimentos, como a construção de um grande complexo equestre, com três arenas cobertas e mais três pistas de aquecimento, incentivando Araçatuba a sediar os eventos.

 

“O complexo do Agronegócio do cavalo no Brasil representa mais de R$16 Bilhões no PIB do país. A atividade responde por mais de 3 milhões de empregos, a indústria da equinocultura movimenta toda a cadeia produtiva e ajuda a desenvolver os municípios, além de movimentar a economia, gerando emprego direto e indireto, por meio de lazer e turismo”, explica o deputado.

 

Na ocasião o presidente da SP-AGRO, junto com o presidente do Hospital do Câncer de Barreto, Henrique Prata e o ex-deputado federal, Aldo Rebelo, receberam o prêmio Parceiros da Raça. E esteve com o vice-presidente da Fiesp, criador e candidato a presidência da Associação Nacional de Laço Individual, Caco Auricchio, também encontrou o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, o coronel Borella, o empresário e criador de cavalos, Jamil Buchalla, o presidente do SIRAN, Fábio Brancato, o ex-presidente do SIRAN, Marco Antônio Viol, o prefeito de Valparaiso, Lúcio Lima, entre outros amigos e lideranças da região.




Em Araçatuba, deputado Itamar Borges marca presença na abertura oficial da Expô 2019

 

O presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista (SP-AGRO) deputado estadual, Itamar Borges participou junto com o secretário de agricultura e abastecimento, Gustavo Junqueira da abertura oficial da 60° Exposição Agropecuária de Araçatuba, na manhã desta, quarta-feira, 10 de julho.

 

Conhecido como Expô Araçatuba o evento é realizado para o setor agropecuário todos os anos no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, na cidade de Araçatuba, sendo um dos maiores eventos do País. “A Expô Araçatuba valoriza muito a agropecuária da nossa região. É um dos eventos do agronegócio mais importantes do Brasil”, disse o deputado Itamar.

 

Itamar e foi recepcionado pelo prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, a vice-prefeita, Edna Flor, o presidente do Sindicato Rural da Alta Noroeste – Siran, Fábio Brancato e falou sobre a importância do agronegócio no município e de suas ações em prol do setor.

 

Também estiveram presentes no evento o deputado Frederico D’Avila, deputados representados, prefeitos e vereadores da região, além de representantes do setor rural e presidentes de sindicatos.

 

Visita à UDOP

 

 

Na parte da tarde, o deputado Itamar Borges esteve na sede da UDOP – União dos Produtores de Bioenergia, onde foi recebido pelo presidente executivo Antonio Cesar Salibe.

 

Durante o encontro, o presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista falou sobre as ações da SP-AGRO e o trabalho em prol do setor. Conversaram também sobre as perspectivas e oportunidades para o setor, renovabio, inovação e tecnologias e ainda sobre a atuação da UDOP. Itamar Borges é um grande defensor do segmento e sabe a importância de ações para o desenvolvimento do setor sucroenergético e conhece as demandas da cadeia produtiva do agro.

 

“O Salibe está realizando uma brilhante gestão como executivo da UDOP. Um homem empreendedor, que une os objetivos do setor com as necessidades do município. Uma homenagem merecida”, disse o deputado Itamar.

 

Visita à Associação Comercial

 

 

O deputado Itamar Borges também esteve na Associação Comercial e Industrial de Araçatuba, onde foi recebido pelo presidente Wilson Marinho.

 

Durante o encontro, falaram sobre o trabalho da ACIA e a importante atuação no comércio, na indústria, no agro, no social, eventos e outras ações e ideias empreendedoras para Araçatuba e toda a região. Além da atuação do deputado Itamar como presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo.

 

O Gerente Executivo da ACIA, Nei Ferraciolli, também participou do encontro.

Entrevistas

 

 

Ainda em Araçatuba o deputado Itamar Borges, foi entrevistado, ao vivo, no programa Tarde da Band, pelo apresentador Regis e pelo diretor da Band FM, apresentador de TV, empresário e amigo Carlos Hernandes. Na oportunidade Itamar falou sobre os seus trabalhos e ações na região de Araçatuba.

 

O parlamentar também esteve na redação do Jornal Folha da Região e Jornal Liberal, Durante a entrevista, Itamar Borges, falou sobre as bandeiras de seus mandatos, seu trabalho como deputado estadual e sobre a Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista.




Reunião dos Conselhos do Agronegócio, Meio Ambiente e Infraestrutura da Fiesp aborda energias para transportes, biocombustível, poluição e impacto ambiental

 

Na manhã desta segunda-feira, 01 de julho, os Conselhos Superiores do Agronegócio, de Meio Ambiente e de Infraestrutura da Fiesp realizaram uma reunião conjunta com a presença dos ministros de Meio Ambiente, Ricardo Salles, e de Minas e Energia, Bento Costa Lima.

 

O presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista e da Frente Parlamentar da Indústria da Construção e da Mineração, deputado Itamar Borges, participou do encontro que reuniu autoridades, empresários, representantes e especialistas dos setores. “Os biocombustíveis, açúcar e energia ocupam um lugar de destaque na economia brasileira, devido a sua importância. Por isso, eventos como este são fundamentais para debater as perspectivas e anseios do setor. Fico feliz e honrado em ser reconhecido também como o deputado amigo do Agro e continuarei lutando pelo desenvolvimento do setor sucroenergético e do agronegócio de uma forma geral. Contem comigo”, frisa o parlamentar, que é grande parceiro e defensor do setor.

 

“Exatamente 40 anos após o lançamento do primeiro carro movido a álcool no Brasil, o tema continua atual e estamos reunidos hoje para tratar de questões importantes e relacionadas, como a poluição do ar e o uso de combustíveis renováveis no transporte”, disse o presidente do Cosag, Jacyr Costa, também em nome dos presidentes do Cosema, Eduardo San Martin, e do Coinfra, Marcos Lutz, ao citar os temas debatidos da reunião.

 

O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, aproveitou a oportunidade para destacar o acordo entre Mercosul e União Europeia e disse estar confiante na aprovação da reforma previdenciária.

 

Em sua apresentação, Ricardo Salles falou sobre a atuação da Pasta, que tem trabalhado em prol do desenvolvimento do país sem diminuir o cuidado com o meio ambiente. Qualidade do Ar: biocombustíveis, eletrificação, controle de poluição, foram um dos tópicos abordados pelo ministro do Meio Ambiente. “Queremos aproximar os setores produtivos e o Poder Público para buscar soluções. Visão macro é fundamental”, frisou.

 

Já o ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima, fez uma apresentação sobre a atuação da Pasta e frisou que o biocombustível é meta de uma política pública definida pelo governo. Na oportunidade, também apresentou metas para o Renovabio até 2029. “Acho que está sendo muito bem conduzida e que trará bastante investimento, com expectativa de R$ 1,3 trilhão em um período de dez anos. Ou seja, será geração de empregos, movimentando a economia”, disse.

 

Também participaram do evento, o ex-governador de SP Geraldo Alckmin; o conselheiro do Cosag Roberto Rodrigues; o vice-presidente da Fiesp e diretor titular do Deinfra, Carlos Cavalcanti; o representante da Sociedade Civil no Conselho Nacional de Política Energética do Ministério do Meio Ambiente, Plinio Nastari; o diretor de Assuntos Regulatórios da Fiat Chrysler Automobile, João Irineu Medeiros; o diretor técnico da Anfavea, Henry Joseph Júnior; o diretor de Relações Internacionais da Tereos, Roberto Perosa.




Plano Safra terá R$ 225 bilhões em créditos para pequenos, médios e grandes produtores

 

O Plano Safra 2019/2020 foi lançado nesta terça-feira, 18 de junho, em cerimônia realizada no Planalto do Planalto. Para este ciclo, o primeiro após a reunificação dos ministérios, o Plano contará com R$ 225,59 bilhões para apoiar pequenos, médios e grandes produtores. Deste total, R$ 222,74 bilhões são para o crédito rural (custeio, comercialização, industrialização e investimentos), R$ 1 bilhão para o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) e R$ 1,85 bilhão para apoio à comercialização.

 

Para o presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista (SP-AGRO), deputado Itamar Borges, o anúncio é importante para o setor. “Investir no agro é pensar no desenvolvimento do nosso País. O setor se destaca pela diversidade, qualidade e produção, além de gerar emprego e renda e contribuir para o crescimento de toda a cadeia produtiva”, frisa o deputado Itamar.

 

Após 20 anos, os recursos para a agricultura comercial e familiar foram anunciados conjuntamente. Desta vez, o governo liberou mais verbas para subvenção do crédito dos pequenos produtores. E os médios produtores serão beneficiados com aumento de 32% nas verbas de custeio e investimento, a taxas compatíveis com o seu negócio. Também pela primeira vez, os pequenos agricultores vão poder usar recursos do Plano Safra para construir ou reformar suas casas. Outra boa novidade é que o agronegócio passa a ter mais opções de financiamentos em bancos.

 

Clique e saiba mais sobre o Plano Safra 2019/2020.

 

 

*Com informações do Ministério da Agricultura




Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista tem audiência com secretário da Agricultura, Gustavo Junqueira

 

Presidida pelo deputado Itamar Borges, a Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista (SP-AGRO) nasce com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio paulista, a livre iniciativa, a facilitação do ambiente de negócios e investimentos, assim como lutar pela melhora contínua das condições de segurança no campo e da conectividade e acesso à tecnologia por parte das populações rurais.

 

Nesta segunda-feira, 17 de junho, o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, recebeu o deputado Itamar, juntamente com o vice-presidente da SP-AGRO, deputado Fernando Cury, e mais de 20 representantes de entidades que compõem a Frente, para apresentar a composição, pauta de trabalho, ações e pleitos.

 

“A Frente nasceu com o objetivo de debater os principais temas de interesse do setor e contribuir para o desenvolvimento sustentável do agronegócio paulista, que vai desde agricultura do campo, passando pela pesquisa, agroindústria, licenciamento e consumidor. Além de gerar emprego e renda, o agronegócio se destaca não apenas pelo volume, qualidade e diversidade de produção e exportação, mas também pela sustentabilidade e inovação. Quando a agricultura cresce, outros setores produtivos importantes também avançam. Nossa intenção é unir forças para que o setor tenha a atenção que merece e seja reconhecido por tudo o que representa”, disse o deputado Itamar ao falar sobre a criação da SP-AGRO destacar o apoio do secretário Gustavo Junqueira.

 

Durante a reunião, o parlamentar também reforçou o pedido do grupo de suspensão dos efeitos do Decreto que revoga o direito a crédito em operações com insumos agropecuários isentos de ICMS, em vigor desde 1º de maio. Entre os setores afetados estão os fabricantes de rações e suplementos para alimentação animal, produtores de grãos, abatedores de aves/suínos, produtores de ovos férteis, fabricantes de adubos e fertilizantes, herbicidas, vacinas, medicamentos, entre outros produtos usados pelo setor agropecuário.

 

Itamar Borges lembrou que o setor representa 20% do PIB do Brasil. Em relação à economia paulista, o agronegócio é responsável pela geração de 15% dos empregos formais. Além disso, São Paulo é líder mundial na produção de açúcar e suco de laranja, mas também é destaque quando o assunto é carne, café, etanol e milho. “Investir no agro é pensar no desenvolvimento do nosso País”, completou, ao entregar o folder com a apresentação da Frente do Agro, que conta com a participação de 70 deputados, entre membros e apoiadores, e com o apoio institucional e técnico de instituições que representam os diferentes elos produtivos do agronegócio.

 




Ethanol Summit reúne lideranças do setor sucroenergético do Brasil e do mundo

 

O presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista (SP-AGRO), deputado Itamar Borges, participou da abertura do Ethanol Summit, realizada nesta segunda-feira, 17 de junho, na sede da FecomercioSP.

 

Realizado pela UNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar a cada dois anos, o evento é um dos principais do mundo voltados para as energias renováveis, especialmente o etanol e os produtos derivados da cana-de-açúcar.

 

Itamar Borges aproveitou a presença do governador João Doria para entregar o folder de apresentação da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista, que tem como objetivo de debater os principais temas de interesse do setor, que vai desde agricultura do campo, passando pela pesquisa, agroindústria, licenciamento e consumidor, e contribuir para o desenvolvimento sustentável do agronegócio paulista, considerado o mais diversificado e tecnológico do país.

 

A cerimônia de abertura contou com a participação de diversas autoridades, o secretário de Agricultura, Gustavo Junqueira; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen; os ministros das Minas e Energia, Bento Albuquerque; da Agricultura, Teresa Cristina; da Casa Civil, Ônix Lorenzoni; e do Meio Ambiente, Ricardo Salles; o presidente do Conselho da ÚNICA, Marcelo Ometto, e o presidente executivo Evandro Gussi; o deputado federal Arnaldo Jardim; o diretor da Região Brasil do Grupo Tereos, Jacyr Costa Filho e o diretor de Relações Internacionais, Roberto Perosa, entre outros.

 

O Ethanol Summit acontece hoje e amanhã é conta com palestras e debates sobre mobilidade, biocombustíveis, bioeletricidade, políticas públicas, comércio internacional, infraestrutura e açúcar, além de demonstrações de produtos, serviços e inovações para o setor.