fbpx
  • Home
  • Deputado estadual Itamar Borges participa do Seminário UDOP de Inovação
Deputado estadual Itamar Borges participa do Seminário UDOP de Inovação

Deputado estadual Itamar Borges participa do Seminário UDOP de Inovação

Deputado estadual Itamar Borges participa do Seminário UDOP de Inovação Deputado estadual Itamar Borges participa do Seminário UDOP de Inovação Deputado estadual Itamar Borges participa do Seminário UDOP de Inovação

O presidente da Comissão de Agricultura (CAE) da Assembleia Legislativa Paulista, deputado Itamar Borges, foi um dos convidados do 2º Seminário da União dos Produtores de Bioenergia – UDOP de Inovação, realizado hoje e amanhã, dias 7 e 8 de outubro, em Araçatuba. O parlamentar foi um dos convidados do painel “Batendo um papo com nossos deputados”.

 

O evento reúne pesquisas e estudos conclusivos sobre inovações no setor bioenergético e busca agregar novos conhecimentos, técnicas e pesquisas, desde o plantio até o produto final.

 

Itamar Borges é um grande defensor do segmento e sabe a importância de ações para o desenvolvimento do setor sucroenergético. Também é membro das Frentes Parlamentares do Cooperativismo, da Agropecuária e do Setor Sucroenergético e conhece as demandas do setores.

 

Durante o bate-papo, o deputado Itamar também apresentou dados para reafirmar a importância da atividade, falou das perspectivas e oportunidades para o setor, renovabio, inovação e tecnologias.

 

“O Brasil é o terceiro maior gerador de energia renovável do mundo. Especialmente pela produção de etanol, o País ocupa a posição de segundo maior produtor de biocombustível do mundo. Além disso, o setor sucroenergético gera mais de 950 mil empregos formais diretos no setor produtivo e 70 mil produtores rurais de cana-de-açúcar independentes. O Brasil também é o maior produtor e exportador mundial de açúcar (respondendo por 20% da produção e por 40% da exportação global) e o segundo maior produtor de etanol do mundo”, disse.

 

O painel foi moderado por Amaury Pekelman, diretor presidente – UDOP, e contou com a participação, além do deputado Itamar, dos deputados federal Enrico Misasi, do também estadual Reinaldo Alguz e do presidente do Siamig, Mário Campos Filho. O deputado federal Arnaldo Jardim enviou um vídeo falando sobre o setor.

 

O presidente executivo da UDOP Antonio Salibe também esteve presente no evento, o secrerario de meio ambiente e sustentabilidade de Araçatuba, Petrônio Pereira Lima, o chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura do Estado, Sergio Murilo, além de empresários do setor, produtores e autoridades.

 

A programação contou com 9 salas temáticas com resultados de pesquisas e estudos inovadores para o setor dos principais Institutos de Pesquisa, Universidades, Agências de Fomento, Startups, Agroindústrias, Fornecedores de cana-de-açúcar, insumos e equipamentos.

 

Ao todo, foram seis salas com resultados de inovações das usinas e empresas nos temas: Agronômica; Gestão de Pessoas e Inovações; Industrial; Mecanização Automotiva; Startups; e Suprimentos; e outras três salas voltadas para os resultados de pesquisas de universidades e entidades, divididas em Embrapa; Esalq/USP; e FCAV/Unesp.

 

Assessoria de imprensa