O presidente da Comissão de Agricultura (CAE) da Assembleia Legislativa Paulista, deputado Itamar Borges, foi um dos convidados do 2º Seminário da União dos Produtores de Bioenergia – UDOP de Inovação, realizado hoje e amanhã, dias 7 e 8 de outubro, em Araçatuba. O parlamentar foi um dos convidados do painel “Batendo um papo com nossos deputados”.
O evento reúne pesquisas e estudos conclusivos sobre inovações no setor bioenergético e busca agregar novos conhecimentos, técnicas e pesquisas, desde o plantio até o produto final.
Itamar Borges é um grande defensor do segmento e sabe a importância de ações para o desenvolvimento do setor sucroenergético. Também é membro das Frentes Parlamentares do Cooperativismo, da Agropecuária e do Setor Sucroenergético e conhece as demandas do setores.
Durante o bate-papo, o deputado Itamar também apresentou dados para reafirmar a importância da atividade, falou das perspectivas e oportunidades para o setor, renovabio, inovação e tecnologias.
“O Brasil é o terceiro maior gerador de energia renovável do mundo. Especialmente pela produção de etanol, o País ocupa a posição de segundo maior produtor de biocombustível do mundo. Além disso, o setor sucroenergético gera mais de 950 mil empregos formais diretos no setor produtivo e 70 mil produtores rurais de cana-de-açúcar independentes. O Brasil também é o maior produtor e exportador mundial de açúcar (respondendo por 20% da produção e por 40% da exportação global) e o segundo maior produtor de etanol do mundo”, disse.
O painel foi moderado por Amaury Pekelman, diretor presidente – UDOP, e contou com a participação, além do deputado Itamar, dos deputados federal Enrico Misasi, do também estadual Reinaldo Alguz e do presidente do Siamig, Mário Campos Filho. O deputado federal Arnaldo Jardim enviou um vídeo falando sobre o setor.
O presidente executivo da UDOP Antonio Salibe também esteve presente no evento, o secrerario de meio ambiente e sustentabilidade de Araçatuba, Petrônio Pereira Lima, o chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura do Estado, Sergio Murilo, além de empresários do setor, produtores e autoridades.
A programação contou com 9 salas temáticas com resultados de pesquisas e estudos inovadores para o setor dos principais Institutos de Pesquisa, Universidades, Agências de Fomento, Startups, Agroindústrias, Fornecedores de cana-de-açúcar, insumos e equipamentos.
Ao todo, foram seis salas com resultados de inovações das usinas e empresas nos temas: Agronômica; Gestão de Pessoas e Inovações; Industrial; Mecanização Automotiva; Startups; e Suprimentos; e outras três salas voltadas para os resultados de pesquisas de universidades e entidades, divididas em Embrapa; Esalq/USP; e FCAV/Unesp.
Assessoria de imprensa