fbpx

Produção cultural do saber

image_pdfimage_print

Cultura. Essa é uma palavra bonita não só no nome, mas como em sua própria essência. A melhoria cultural no nosso dia a dia interfere diretamente no aprendizado sobre diversos assuntos, tais como, literatura, tanto brasileira como de outros países, a música popular brasileira, danças típicas, teatro, cinema, artes, livros, costumes, pensamentos, a escrita, crenças, hábitos alimentares e outros.


Apesar dos problemas sociais no Brasil, existem muitos projetos desenvolvidos pelo Governo Estadual, Federal e Municipal, através das Secretarias de Cultura, que englobam a interação cultural para a população menos favorecida. Desde trabalhos escolares, como a história e geografia brasileira, por exemplo, como em entidades que buscam atingir público direcionado, como é o caso de crianças e adolescentes.


Essas crianças passam parte de seu tempo em entidades e descobrem que têm habilidades e capacidade para o trabalho, e daí tiram seu próprio sustento, e o que é o mais importante, saindo das ruas e da criminalidade. A inserção cultural é a mediação para diminuir alguns problemas sociais do nosso país, como a criminalidade evidente, violência, a desigualdade social, falta de emprego, etc.


A cultura não tem um significado claro, podemos dizer que o seu conceito está sempre em transformação, acabando por ser o aspecto da vida social que se relaciona com a produção do conhecimento, bem como a sua perpetuação pela transmissão de uma geração a outra.


Itamar Borges

Compartilhar