fbpx
  • Home
  • Boa notícia para a pecuária paulista: IN determina procedimentos operacionais para exportação de animais

Boa notícia para a pecuária paulista: IN determina procedimentos operacionais para exportação de animais

Presidida pelo deputado Itamar Borges, a Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista, que representa toda a cadeia produtiva do agro, comemora a decisão do Ministério da Agricultura, que atualiza procedimentos operacionais da exportação de animais vivos. Com a publicação da Instrução Normativa 43/2019, o tempo de deslocamento rodoviário dos animais, entre o Estabelecimento de Pré-Embarque (EPE) até o ponto de egresso no País, pode ser de até 12 horas e o EPE poderá ser isolado ou parte da propriedade rural.

 

“A pecuária brasileira é referência mundial. Além disso, a atividade é regulamentada e gera 17 mil empregos diretos. São Paulo exporta 150 mil gados e pode chegar a um milhão, com a promoção de acordos bilaterais e contratos integrados”, destaca o deputado Itamar.

 

As exportações de gado vivo seguem critérios rigorosos de bem-estar animal, nutrição e saúde. Os meios de transportes são adequados para esta finalidade. Os animais ganham peso ao longo da viagem e chegam saudáveis e tranquilos no destino final.

 

O deputado federal o deputado federal Arnaldo Jardim, por meio da FPA – Frente Parlamentar da Agropecuária, liderou as manifestações do setor. Aliás, o pedido foi feito no lançamento da Frente do Agro Paulista.

Além disso, juntamente com empresários e entidades representativas de exportação de gado vivo, o deputado Arnaldo Jardim, o presidente, Ricardo Barbosa, o vice-presidente, Diogo Castilho, da Associação Brasileira de Exportadores de Animais Vivos – Abreav, o diretor Valdner Bertotti, o CEO da Global Exports, Adriano Caruso; entre outros especialistas, profissionais e membros da SP-AGRO, o deputado Itamar trabalhou e fez gestões para esta conquista. O parlamentar esteve com a ministra Tereza Cristina e com o secretário da Agricultura, Gustavo Junqueira, em diferentes ocasiões para tratar do assunto.

 

Itamar Borges lembra que o agro de São Paulo representa 20% do PIB do Brasil. Em relação à economia paulista, o agronegócio é responsável pela geração de 15% dos empregos formais. “Investir no agro é pensar no desenvolvimento do nosso País”, afirma.