Investimentos para o Turismo Paulista

 

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 05 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, o Governo de São Paulo assinou 146 convênios no valor de R$ 120 milhões para financiar obras em 85 municípios. Os recursos são oriundos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur).

 

O presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, deputado Itamar Borges participou do evento, juntamente com o governador João Doria, os secretários de Turismo, Vinicius Lummertz, e de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o presidente da Desenvolve SP, Nelson de Souza, além de prefeitos, vice-prefeitos, deputados, entre outras autoridades.

 

Itamar Borges destaca a iniciativa e o importante papel do Turismo como vetor de desenvolvimento social e econômico. “São Paulo é um dos estados mais visitados do país, com grande potencial no turismo corporativo como também no turismo de lazer. O turismo gera emprego e renda, movimenta a economia local. Precisamos investir. Apoiar o turismo é uma das alternativas para o país sair da crise”, frisa o parlamentar, que é grande apoiador do setor e coautor da Lei que criou os Municípios de Interesse Turísticos – MIT.

 

30 Estâncias e 55 Municípios de Interesse Turísticos receberão recursos para investir exclusivamente no desenvolvimento do turismo, em programas de programas de melhoria e preservação ambiental, urbanização, serviços e equipamentos turísticos. Obras como implantação de parque urbano, sinalização turística, revitalização de museu, ampliação de complexo aquático e construção de jardim botânico são alguns dos objetos dos convênios assinados.

 

Os  85 municípios que assinaram convênio foram: Águas de Lindoia, Águas de Santa Bárbara, Águas de São Pedro, Altinópolis, Analândia, Aparecida, Apiaí, Araraquara, Areias, Barretos, Bertioga, Bofete, Boituva, Brotas, Buritama, Cabreúva, Campina do Monte Alegre, Cananéia, Caraguatatuba, Cesário Lange, Cunha, Embu das Artes, Fernandópolis, Guarujá, Holambra, Ibirá, Ibitinga, Igaratá, Ilha Comprida, Iporanga, Itaoca, Itápolis, Itapura, Itararé, Itatiba, Ituverava, Jacareí, Jales, Jundiaí, Lençóis Paulista, Limeira, Mairiporã, Martinópolis, Mendonça, Mineiros do Tietê, Miracatu, Monte Alegre do Sul, Monte Alto, Monteiro Lobato, Nazaré Paulista, Novo Horizonte, Nuporanga, Olímpia, Orlândia, Ouroeste, Paraibuna, Pardinho, Paulo de Faria, Pedrinhas Paulista, Peruíbe, Piraju, Piratininga, Poá, Ribeirão Pires, Rosana, Sabino, Sales, Salesópolis, Santa Branca, Santa Cruz do Rio Pardo, Santo Antônio do Pinhal, Santos, São José do Rio Pardo, São Luiz do Paraitinga, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sertãozinho, Sete Barras, Sud Mennucci, Tambaú, Tatuí, Torrinha, Tupã, Ubarana e Ubatuba.

 

Programa de Crédito Turístico

 

Além dos convênios, durante a cerimônia foi apresentado o Programa de Crédito Turístico, uma iniciativa da Desenvolve SP e da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, em parceria com o BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, que tem como objetivo viabilizar o acesso ao crédito de empresas e municípios.

 

Atração de investimentos

 

O Governo do Estado anunciou ainda a contratação da Investe SP para realizar um plano de atração de investimentos para o turismo paulista. Trata-se de um contrato baseado em objetivos estratégicos, que tem como escopo a prospecção de regiões e suas oportunidades na área de turismo e posterior captação de investimentos da iniciativa privada.

 

Confira AQUI Relação dos Convênios.




Reunião da FREPEM promove amplo debate sobre Reforma Tributária

 

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 45/2019, de autoria do deputado Baleia Rossi e que tramita na Câmara Federal, foi o tema debatido na quarta reunião-geral da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal da Assembleia Legislativa Paulista, que é presidida pelo deputado Itamar Borges.

 

O evento, realizado nesta segunda-feira, 26 de agosto, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), propiciou um amplo debate sobre a Reforma Tributária.

 

Ao abrir o evento, o deputado Itamar Borges destacou que o debate é fundamental para que todos sejam beneficiados: empresários, governos e população.

 

“Já é um consenso entre todos os setores da sociedade de que é preciso buscar melhorias no sistema tributário atual. Uma tributação mais simples e justa vai não só diminuir a burocracia como também contribuir para o desenvolvimento da economia como um todo, ajudando as empresas, as indústrias e toda a cadeia produtiva, levando benefícios ao país. Quem sai ganhando é a população”, afirmou o parlamentar.

 

O vice-presidente da FecomercioSP, Marcio Olívio Fernandes da Costa, afirmou “A simplificação tributária é urgente, imprescindível, imperativa e necessária”, ao apresentar as medidas de simplificação tributária defendidas pela Federação e anunciar ainda propostas de emenda à PEC 45.

 

A PEC 45 tem como base o texto preparado pelo economista Bernard Appy, do Centro de Cidadania Fiscal, e propõe a extinção de cinco impostos que incidem sobre o consumo: IPI, PIS e Cofins, que são tributos federais; o ICMS, que é estadual, e o ISS, municipal, e cria o Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS). O novo tributo seguiria o mesmo princípio do IVA – Imposto sobre Valor Agregado, modelo já aplicado em outros países.

 

“O objetivo final é fazer com que o sistema tributário não seja impeditivo para as empresas gerarem emprego e renda para a população. Teremos a tão sonhada simplificação do sistema tributário brasileiro, redução do contencioso, o fim da Guerra Fiscal, diminuição do Custo Brasil, aumento do poder de compra, o crescimento do PIB e a criação do Fundo de Desenvolvimento Regional, além de melhorar o ambiente de negócios e reerguer nossa economia”, afirmou o deputado Baleia Rossi, ao destacar que a PEC foi elaborada em consonância com três pilares: Transparência, Neutralidade e Equidade.

 

“Esse é o padrão mundial de tributação de consumo. Hoje temos um sistema muito ineficiente, com uma quantidade enorme de alíquotas, cheio de exceções e benefícios fiscais. Tudo isso gera distorções na economia brasileira e prejudica o crescimento do país”, complementou Bernard Appy.

 

Na mesma linha também falou o relator da Reforma Tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro. “A reforma tributária irá levar o nosso País a uma modernização, e todos nós buscamos um sistema tributário simples, transparente e justo”, afirmou o parlamentar, ao citar que os debates são importantes para integrar as discussões sobre o tema. Sua intenção é de que o parecer seja apresentado no início de outubro.

 

Já o presidente do SESCON-SP – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento, Reynaldo Lima Jr., apresentou o estudo técnico realizado pela Entidade e que mostra o impacto na carga tributária para os principais setores da economia, especialmente para o de serviços e comércio. “Nosso estudo inédito comprovou que, se aprovada, a PEC 45 irá penalizar o setor de serviços com o aumento da carga tributária”, disse ele, apesar de acreditar que o texto proposto é o melhor caminho. “É um projeto muito bem estruturado, só necessita de alguns ajustes. Buscamos a aplicação de três faixas de alíquotas para o IBS; a desoneração da folha de pagamento; tratamento diferenciado e geração de crédito para as empresas do Simples; a implantação do Sistema em 180 dias. Já apresentamos emendas de melhorias e continuamos com novos estudos”, frisou Lima Jr.

 

Além dos já citados, participaram da reunião empresários, representantes de entidades e especialistas, entre eles a presidente do CRCSP, Marcia Alcazar, o presidente da ABINAM, Carlos Alberto Lancia, e o diretor jurídico da ANR, Carlos Augusto Pinto Dias.




Deputado Itamar Borges recebe certificado “Amigo do Hospital de Amor”

 

Em reconhecimento ao seu trabalho e empenho na conquista de recursos para a Saúde, o deputado estadual Itamar Borges, coordenador da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo, foi certificado como “Amigo do Hospital de Amor”.

 

A placa oficial foi entregue ao parlamentar nesta terça-feira, 20 de agosto, pela gerente de Captação de Recursos do Hospital de Amor de Barretos, Adriana Mariano dos Santos.

 

Itamar Borges, que tem a Saúde como uma das mais importantes bandeiras de seu mandato, recebeu o certificado pelos recursos de R$ 100 mil, conquistados e pagos em 2018. O valor foi usado para aquisição de equipamentos do hospital e direcionados aos mais de 880 mil atendimentos realizados pela Instituição.

 

“É muito importante apoiar o trabalho desenvolvido pelo Hospital do Amor, referência em toda a nossa região e que atende pacientes de todo o Estado e também de outras partes do país. Além de ser um dos maiores complexos hospitalares do Estado de São Paulo, é exemplo em atendimento, cuidado e gestão de saúde. Continuaremos a luta e apoio ao Hospital do Amor. Saúde é prioridade”, afirmou o deputado, ao renovar o seu compromisso com o Hospital, ao destacar ainda a atuação do presidente da instituição, Henrique Prata.




Deputado Itamar Borges participa da abertura da 27° Fenasucro & Agrocana em Sertãozinho

 

A abertura aconteceu , nesta terça-feira, 20 de agosto, no Centro de Eventos Zanini, na cidade de Sertãozinho, em São Paulo. A Feira Internacional da Bioenergia – Fenasucro & Agrocana é o único evento do país com foco exclusivo em bioenergia para as indústrias de biocombustíveis; usinas, transporte e logística; papel e celulose; e de alimentos e bebidas.

 

O presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista – SP AGRO, Itamar Borges, destacou a importância do evento. “Mais uma grande edição da Fenasucro, que neste ano oferta mais de 350 horas de conteúdo gratuito. O setor sucroenergético é muito importante para a economia do país. Produz açúcar e etanol. É uma tecnologia brasileira, referência no mundo todo, por ser uma energia renovável, menos agressiva ao meio ambiente”, disse.

 

A feira que acontece de 20 a 23 de agosto, em 2019, oferece uma ampla programação de experiências e um ambiente propicio ao networking com os principais compradores do setor que visitam a Fenasucro todos os anos em busca de inovação, conteúdo, relacionamento e oportunidades de negócio.

 

Também participaram do evento o amigo e deputado federal, presidente da Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergetico, Arnaldo Jardim; o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, Gustavo Junqueira, o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível do MME, Márcio Feliz; o prefeito de Sertãozinho, Zezinho Gimenez; o diretor da Datrago, Guilherme Nastari; o presidente emérito da Fenasucro, Antônio Eduardo Tonielo; o presidente da Única, Evandro Gussi; o presidente da Reed Exhibitions Alcântara Machado, Fernando Fisher, o presidente do CEISE BR, Luís Carlos; entre outras autoridades.

 




Deputado Itamar Borges e coronel Salles conversam sobre segurança pública

 

Nesta quarta-feira, 14 de agosto, o deputado Itamar Borges esteve em audiência com o comandante geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel Marcelo Vieira Salles. Entre os assuntos, temas relacionados à segurança pública, valorização policial, prestação de serviços e a atuação da PM.

 

“Salles é um excelente profissional, certamente está fazendo um bom trabalho à frente da PM Paulista, ele sabe a importância de uma polícia forte e bem estruturada para combater a criminalidade e dar segurança à população”, disse Itamar Borges, que tem a segurança pública como uma das principais bandeiras se seu mandato.

 

O coronel Salles falou sobre os índices de segurança de São Paulo, que está entre os melhores indicadores do Brasil; destacou os investimentos e apoios do Governo e ainda o trabalho focado da Polícia Militar em defesa da população.




SP-AGRO discute regras sustentáveis em workshop em Campinas

 

O Encontro aconteceu, nesta sexta-feira, 26 de julho, na cidade de Campinas em São Paulo, nas dependências do Hotel Premium, na edição de 2.019 do Workshop & Bate Papo, organizado pela Associação Paulista de Criadores de Suínos e Consórcio Suíno Paulista – APCS/CSP e teve como tema central “regras sustentáveis para a suinocultura.

 

Durante o encontro, Itamar Borges falou sobre o trabalho da SP-AGRO, que tem comoo objetivo debater os principais temas de interesse do setor, que vão desde agricultura do campo, passando pela pesquisa, agroindústria, licenciamento e consumidor, e a contribuição para o desenvolvimento sustentável do agronegócio paulista, considerado o mais diversificado e tecnológico do país. O parlamentar também destacou a atuação e o convite para participar do bate-papo da APCS “Agradeço a APCS na pessoa do presidente Valdomiro Ferreira, que desenvolve um trabalho importante na luta e fortalecimento do setor”.

 

Itamar que recentemente apresentou um balanço legislativo demonstrando que no momento existe tramitando na ALESP, 73 projetos de leis, que poderão impactar diretamente no agronegócio paulista.

 

“Vamos apoiar, de mãos dadas, as iniciativas, parcerias e políticas públicas que contribuem para o crescimento. Queremos incentivar mais pesquisas, mais inovação tecnológica e ações efetivas de desburocratização e aumento da competitividade, impulsionando o emprego e a renda em nosso estado”, destacou o deputado.

 

Estiveram presentes também, o vice presidente da SP-AGRO, Fernando Cury, o coordenador da Defesa Agropecuária, Eduardo Soares, o coordenador do fórum do agronegócio Paulista, Ariel Mendes, representando o federal Arnaldo Jardim, o assessor Sérgio, o chefe da Divisão de Defesa Agropecuária, Danilo Tadashi, Presidente da Deagro, Roberto Bitencourt, o vice-presidente executivo da Sindrações, Ariovaldo Zanio, o ex- secretário da agricultora, Francisco Jardim, entre vereadores, criadores e investidores do setor.

 




Jucesp Inaugura Nova Sede e Avança na Desburocratização dos Processos para Empreender no Estado

Nesta quinta-feira, 25 de julho, o Governador João Doria, a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen e o presidente da Jucesp, Walter IIhoshi, inauguram a nova sede da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), localizada no bairro da Lapa, capital paulista. Foi anunciada também a abertura de empresas de baixo risco em 24 horas – no início deste ano a média era de 4 dias. O Governo de São Paulo prevê que até 2022 o empreendedor paulista consiga abrir sua empresa em 3 horas.

 

O deputado Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e autor do Projeto de Lei 04 de 2019, que visa criar o Plano Estadual de Desburocratização – Empreenda Fácil, que tem o objetivo de simplificar e acelerar os processos de abertura, licenciamento e fechamento de empresas e melhorar o ambiente empreendedor do Estado de São Paulo e que vai de encontro dos esforços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da JUCESP e da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – REDESIM, destacou a importância de um espaço modernizado disponível aos empreendedores, com novos serviços e atendimento com maior agilidade. “As novas instalações transformam a Jucesp no “Poupatempo” do empresário e empreendedor”.

 

A partir desta sexta-feira (26), também, a Junta Comercial oferecerá certificação digital que funciona como uma assinatura eletrônica, com validade jurídica, para garantir proteção às transações e outros serviços online, de maneira que pessoas (físicas e jurídicas) se identifiquem e assinem digitalmente, de qualquer lugar do mundo, com mais segurança e agilidade.

 

“Os empreendedores deverão realizar o processo de abertura e encerramento de empresas em plataformas online. Um grande avanço” destaca Itamar.

 

A Jucesp no ano que vem, vai completar 130 anos. São raras as instituições, empresas e organizações, no Brasil, que alcançam 129 anos. Sobretudo, com essa juventude tecnológica, declara o Governador.

 

Também esteve presente na inauguração o prefeito, Bruno Covas, a vice-presidente da Jucesp, Adriana Flosi, o presidente do Sescon-SP Reynaldo Lima, o Diretor Superintendente do Sebrae, Wilson Poit, O consultor da Frepem, Silverio Crestana, presidente da  CRC Marcia Alcazar, presidente do Sindicont, Antonio Eugenio Cecchinato entre outras autoridades.




Governo de SP Lança Programa Empreenda Rápido ampliando o crédito das micros e pequenas empresas

 

Nesta sexta-feira, 19 de julho, no Palácio dos Bandeirantes, o Governador do Estado de São Paulo, João Doria, lançou o Programa Empreenda Rápido.

 

Na ocasião foi anunciada a ampliação da linha de crédito do Banco do Povo, que de R$ 7 mil passará para R$50 mil. A partir de agora o banco irá emprestar até R$50 mil, que beneficiará as micro e pequenas empresa. Com o crédito o empreendedor terá acesso a linhas de microcrédito exclusivas como o Programa Juro Zero, do Sebrae-SP para os microempreendedores individuais (MEI) e também em iniciativas do Banco do Povo e Desenvolve SP.

 

O Governo do Estado, tem como meta qualificar 1 milhão de pessoas em gestão empreendedora e conceder R$1 bilhão em microcrédito nos próximos quatro anos, entre outros diferenciais como condições especiais para empreendedores, capacitação para vendas, serviço de acompanhamento de resultados e performance, dando acesso ao mercado e o tornando competitivo. O programa de microcrédito do governo do estado, também contará com uma plataforma online que reunirá informações e serviços direcionados ao público.

 

“Uma grande oportunidade para o ambiente de negócios e para a geração de emprego e renda” disse Itamar que como presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo tem ações para o setor por meio da FREPEM. “Temos trabalhado bastante para fomentar o empreendedorismo, recentemente tivemos grandes conquistas, como o Plano Estadual de Educação Empreendedora, a Nova Lei de Compras Governamentais e também de Inovação Tecnológica”, disse o destacou o parlamentar.

 

O evento contou também com a participação da primeira dama do Estado, Bia Doria, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, a secretária do Desenvolvimento Econômico, Patrícia Elen, o secretário da Fazenda, Henrique Meirelles, o presidente do Sebrae-SP, Tirso Meirelles, o diretor superintendente do Sebrae, Wilson Point, entre prefeitos, vereadores , empreendedores e outras autoridades.

 

Junto ao lançamento também ocorreu um mutirão para atender os interessados em receber desde instruções para abrir um negócio até empréstimos para financiar suas ideias. Reunindo pela primeira vez toda a rede de fomento ao empreendedorismo do Estado.




Em Votuporanga, deputado Itamar participa da abertura de Congresso de Educação do Noroeste Paulista

 

Nesta quarta-feira, 17 de julho, o deputado estadual Itamar Borges esteve na cidade de Votuporanga, onde participou da abertura do Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista. Em sua sexta edição, o evento traz como tema “Competências Socioemocionais e os Processos Educativos para o Século XXI”.

 

“Tenho a educação como forte bandeira de meus mandatos, apoio as demandas dos professores e profissionais da área, trabalho e faço gestão por melhorias nas escolas e também na metodologia do ensino. Quando prefeito de Santa Fé, nosso município ficou em primeiro lugar no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica”, disse o parlamentar.

 

Também participaram da solenidade de abertura, o prefeito de Votuporanga, João Dado, o vice-prefeito Renato, o presidente da FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Leandro Damy, o deputado Carlão Pignatari, o coordenador executivo do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) do Noroeste Paulista, Ederson Marcelo Batista, e a secretária executiva Jaqueline Alexandre, representantes da AMA, IFSP e Unifesp, prefeitos, autoridades e lideranças de todo o noroeste paulista.

 

Cerca de 2 mil professores, diretores, coordenadores de ensino, além de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores da região participam deste primeiro dia de Congresso. A palestra de abertura foi ministrada pelo professor e historiador Leandro Karnal, que falou sobre “Habilidades Socioemocionais”.

 

O 6º CIENP acontece no Centro de Eventos Valério Giamatei, em Votuporanga, e vai até sexta-feira, 19 de julho.

 




MDB São Paulo realiza encontro na Alesp

 

Nesta terça-feira, 02 de julho, o MDB São Paulo realizou um encontro para falar sobre as convenções municipais do partido, que serão realizadas em agosto, eleições 2020 e reforma tributária.

 

As principais lideranças do MDB, prefeitos, vereadores e deputados estiveram presentes. Durante a reunião, o economista Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal, que desenvolveu a proposta de Reforma Tributária apresentada pelo deputado Baleia, falou sobre a alteração do sistema tributário brasileiro.

 

O MDB tem avançado em importantes temas, discutindo a reforma da previdência, que deve ser aprovada em breve, e vem avançando nos debates sobre a reforma tributária. Iniciativas importantes para que o Brasil volte para a rota do desenvolvimento.

 

“Nosso MDB está cada vez mais forte, unido, atuante e participativo, grandes decisões e conquistas em nosso país tiveram o apoio do MDB. Nossa força está nos núcleos, em cada prefeito, vereador, deputado e liderança, por isso temos que continuar acreditando em nossa força e mostrar todo o nosso potencial e trabalho. Juntos, somos mais fortes!”, destacou o deputado Itamar Borges, vice-presidente estadual do MDB.

 

Também participaram do evento, além doa já citados o presidente do MDB Jovem, Bruno Gabriel, o deputado estadual Jorge Caruso, o deputado federal Herculano Passos, o ex-governador Fleury, o vereador Ricardo Nunes, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças do partido de todo o Estado.

 

Veja mais fotos abaixo.

 




Cerveja nos estádios não é inconstitucional

 

Durante reunião da Comissão de Atividades Econômicas, o deputado Itamar Borges mostrou ao Secretário Estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, que o Projeto de Lei que libera e regulamenta a venda de bebidas alcoólicas nos estádios não é inconstitucional, além de estimular ainda mais o turismo e a realização de eventos esportivos. O secretário esteve na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 27 de junho.

 

De autoria do deputado Itamar, o PL 1363/15, permite a comercialização, propaganda e consumo de bebidas alcoólicas em eventos esportivos nos estádios de futebol e arenas esportivas localizadas no Estado de São Paulo. O texto foi aprovado na Alesp, mas a Procuradoria Geral do Estado (PGE) teria apontado ao governador João Doria que o PL é inconstitucional.

 

Itamar Borges reforça que a Procuradoria pode ter se baseado em alguma questão equivocada. “Os principais clubes da capital e mais 400 clubes do interior, além de pareceres de renomados juristas reconhecem a constitucionalidade da matéria. Diante disso, esperamos que o governador João Doria reavalie essa questão”, disse.

 

A confusão se deve a interpretação equivocada de uma norma do Estatuto do Torcedor, que proíbe o porte de objetos, bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência.

 

“A venda de bebid a alcoólica nos estádios estimula a presença do torcedor, aumenta a arrecadação de tributos pelo Estado, a geração de empregos, movimenta a economia, fomenta o turismo e não tem relação com o aumento da violência. É bom para todos. A cerveja é liberada em todo o mundo e em mais da metade dos estados do Brasil. Não se justifica que o Estado de São Paulo, líder da Federação, mantenha essa proibição”, complementou o deputado Itamar.

 

O parlamentar conta com a sensibilidade do governador. “Quando fui prefeito de Santa Fé do Sul e também como parlamentar, sempre que vou propor ou aprovar uma ação penso de forma ampla, nos benefícios para a cidade, para o Estado, para o País, para a população. Não há motivos para o veto, esperamos que o governador sancione a Lei. Há uma série de fatores envolvidos e não podemos deixar que o nosso Estado, os clubes, torcedores e a população sejam prejudicados”, finalizou Itamar Borges.




Reunião da FREPEM aborda inovações de 4° geração para empresas paulistas

 

O tema Indústria 4.0 pautou a 2ª Reunião Geral da Frente Parlamentar do Empreendedorismo na manhã de hoje, 27 de junho, na sede da FIESP, com mais de uma centena de participantes. O deputado Itamar Borges presidente da FREPEM, juntamente com Sylvio Gomide diretor da Fiesp coordenaram o encontro.

 

Itamar resumiu a finalidade da reunião “O nosso objetivo é iniciar a formulação de um programa de inovação de quarta geração para as empresas paulistas. São Paulo digital, não é um programa para amanhã, é para hoje, precisamos saltar duas gerações de inovação, de 2.0 para 4.0”.

 

As apresentações de José Ricardo Roriz Coelho vice-presidente da Fiesp e Ricardo Terra diretor do Senai versaram sobre o cenário internacional de inovação, as políticas e programas da Fiesp e Senai para Indústria 4.0, com uma agenda propositiva e soluções integradas, envolvendo infra-estrutura, conectividade, automação, inteligência artificial, revisão de legislação, criação de fundos, incentivos, financiamentos, extensão tecnológica, capacitação, pesquisa e políticas de compras governamentais.

 

Também foram apresentados exemplos de implementação da Indústria 4.0, como o caso da Cecil Soluções em Ligas de Cobre descrito por Guido Ganassali. A pesquisadora Mari Katayama discorreu sobre empresas apoiadas pelo IPT. Exemplos de pequenas e médias empresas que iniciaram o processo apostaram nas novas tecnologias digitais, controles e mudanças que levaram ao sucesso.

 

O consultor da Fecomercio –SP, Paulo Madureira, falou sobre as oportunidades de marketplace e o crescente mercado de comercio eletrônico, com a integração digital entre produção, serviços, controles de estoques, financiamentos e vendas. Integrando toda a cadeia de negócio, desde o fornecedor até o cliente.

 

A Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP, Patrícia Ellen, resumiu o painel que reuniu as agências de fomento, apoio e investimento. “O primeiro desafio é integrar esses programas apresentados aqui. A Secretaria, a Desenvolvesp, a Investsp, o Sebraesp, a Fapesp, as Universidades, os institutos de pesquisa, e as entidades empresariais precisam trabalhar juntos. Ao unir esforços haverá mais impacto. Vamos pensar grande, sonhar grande, porque necessitamos fazer grandes mudanças para esse salto tecnológico, tornar as empresas competitivas e gerar mais empregos”, declarou Patrícia Ellen.

 

Foi constituído um Grupo de Trabalho, coordenado pela FIESP, com o objetivo de formular uma política estadual de inovação de quarta geração, denominado Industria4. 0. O trabalho envolverá técnicos, lideranças empresariais, agências de fomento, universidades, instituições de pesquisa, investidores e empreendedores em colaboração entre governo e iniciativa privada. As instituições interessadas em integrar o grupo deverão manifestar interesse pelo e-mail frepem@al.sp.gov.br.

 

Também participaram da mesa os deputados e membros da Frente Parlamentar de Empreendedorismo, Sergio Victor e Ricardo Melão, o presidente do Conselho Superior da Micro, Pequena, Média Indústria, Milton A. Bogus, a presidente do Conselho regional de Contabilidade (CRC-SP), Márcia Alcazar, e o coordenador dos Conselhos e Departamentos da FIESP General, Aldamir Domingos.




18º Salão São Paulo de Turismo destaca o potencial turístico dos municípios paulistas

 

Nesta quarta-feira, 26 de junho, o presidente da Comissão de Turismo na Assembleia Legislativa, deputado Itamar Borges, participou da solenidade de abertura do 18º Salão São Paulo de Turismo, organizado pela Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico (AMITur). Paralelamente ao evento, acontece o 19º Congresso do Turismo Paulista e o Fórum Paulista de Turismo.

 

O Salão SP reúne estandes dos principais destinos turísticos paulistas com o objetivo de realizar negócios e aproximar os principais atores do setor, desde gestores públicos até agentes e operadores de viagens, empreendedores de turismo, donos de hotéis, resorts, parques temáticos, entre outros.

 

Itamar Borges, tem o turismo como forte bandeira de seus mandados, é coator da Lei que criou os Municípios de Interesse Turístico e grande apoiador do setor. “São Paulo é um dos estados mais visitados do país, com grande potencial no turismo corporativo como também no turismo de lazer. O Turismo movimenta a economia, gera emprego e renda e contribui para o desenvolvimento regional. Nosso Estado é um grande mercado a ser explorado”, disse o parlamentar que participa do evento desde a primeira edição.

 

Além do deputado Itamar, a mesa principal do evento foi composta pelo o presidente da AMITur, Jarbas Favoretto; o Secretário Estadual de Turismo, Vinícius Lummertz; o presidente da Fenatur, Michel Tuma Ness; os deputados Sebastião Santos e Carlão Pignatari; e a presidente da AMITesp e prefeita de Nazaré Paulista, Daniela de Cássia Santos Brito.

 

O deputado Itamar também visitou os estandes dos municípios. O Salão São Paulo de Turismo tem entrada gratuita e segue até esta sexta-feira, 28 de junho, no Centro de Eventos São Luís, na região da Paulista, em São Paulo/SP.

 

 

Clique aqui e confira mais fotos do evento.




Comissão de Atividades Econômicas recebe secretário Gustavo Junqueira

 

Nesta terça-feira, 25 de junho, a Comissão de Atividades Econômicas da Alesp, que é presidida pelo deputado Itamar Borges, recebeu o secretário estadual de Agricultura, Gustavo Junqueira.

 

“Temos tido um diálogo permanente com o secretário. A Pasta atua em prol do setor e defende o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva do agro. Nossa luta é constante, cada vez avançamos um pouco mais para que o setor no nosso Estado continue competitivo”, disse Itamar Borges, ao citar os trabalhos e ações em conjunto com a Secretaria de Agricultura.

 

Durante a reunião, o secretário da Agricultura, Gustavo Junqueira, apresentou um planejamento estratégico com a missão de promover a oferta sustentável de alimentos saudáveis e seguros, por meio da pesquisa, inovação, empreendedorismo e gestão de risco, modernizando a infraestrutura do campo, o uso da terra e dos recursos naturais, agregando valor e competitividade aos produtos, para melhor qualidade de vida da população.

 

O Agronegócio em São Paulo representa 20% do PIB Agro do Brasil. O deputado Itamar, que também preside a Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista, enfatizou a relevância do setor, que vai desde agricultura do campo, passando pela pesquisa, agroindústria, licenciamento e consumidor. “Além de gerar emprego e renda, garantir alimento de qualidade e baixo custo para a população, o agronegócio se destaca não apenas pelo volume, qualidade e diversidade de produção e exportação, mas também pela sustentabilidade e inovação. Investir no agro é pensar no desenvolvimento do nosso País” destacou o parlamentar.

 

Os deputados Mauro Bragato, Carla Morando, Sebastião Santos, Carlão Pignatari, Conte Lopes, Alexandre Pereira, Alex de Madureira, Paulo Fiorilo, Rafa Zimbaldi, Thiago Auricchio participaram da reunião.




Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista tem audiência com secretário da Agricultura, Gustavo Junqueira

 

Presidida pelo deputado Itamar Borges, a Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista (SP-AGRO) nasce com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio paulista, a livre iniciativa, a facilitação do ambiente de negócios e investimentos, assim como lutar pela melhora contínua das condições de segurança no campo e da conectividade e acesso à tecnologia por parte das populações rurais.

 

Nesta segunda-feira, 17 de junho, o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, recebeu o deputado Itamar, juntamente com o vice-presidente da SP-AGRO, deputado Fernando Cury, e mais de 20 representantes de entidades que compõem a Frente, para apresentar a composição, pauta de trabalho, ações e pleitos.

 

“A Frente nasceu com o objetivo de debater os principais temas de interesse do setor e contribuir para o desenvolvimento sustentável do agronegócio paulista, que vai desde agricultura do campo, passando pela pesquisa, agroindústria, licenciamento e consumidor. Além de gerar emprego e renda, o agronegócio se destaca não apenas pelo volume, qualidade e diversidade de produção e exportação, mas também pela sustentabilidade e inovação. Quando a agricultura cresce, outros setores produtivos importantes também avançam. Nossa intenção é unir forças para que o setor tenha a atenção que merece e seja reconhecido por tudo o que representa”, disse o deputado Itamar ao falar sobre a criação da SP-AGRO destacar o apoio do secretário Gustavo Junqueira.

 

Durante a reunião, o parlamentar também reforçou o pedido do grupo de suspensão dos efeitos do Decreto que revoga o direito a crédito em operações com insumos agropecuários isentos de ICMS, em vigor desde 1º de maio. Entre os setores afetados estão os fabricantes de rações e suplementos para alimentação animal, produtores de grãos, abatedores de aves/suínos, produtores de ovos férteis, fabricantes de adubos e fertilizantes, herbicidas, vacinas, medicamentos, entre outros produtos usados pelo setor agropecuário.

 

Itamar Borges lembrou que o setor representa 20% do PIB do Brasil. Em relação à economia paulista, o agronegócio é responsável pela geração de 15% dos empregos formais. Além disso, São Paulo é líder mundial na produção de açúcar e suco de laranja, mas também é destaque quando o assunto é carne, café, etanol e milho. “Investir no agro é pensar no desenvolvimento do nosso País”, completou, ao entregar o folder com a apresentação da Frente do Agro, que conta com a participação de 70 deputados, entre membros e apoiadores, e com o apoio institucional e técnico de instituições que representam os diferentes elos produtivos do agronegócio.

 




Reunião conjunta do Comin e do Deconcic da Fiesp debate temas importantes do setor da mineração

 

Nesta segunda-feira, 17 de junho, o Comitê da Cadeia Produtiva da Mineração (Comin), que tem como diretor titular Eduardo Machado Luz, e o Departamento da Indústria da Construção (Deconcic) da Fiesp, que tem como diretor titular Carlos Eduardo Auricchio, promoveram uma reunião conjunta para debater a legislação e projetos do setor mineral, entre outros temas. O diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Victor Hugo Froner Bicca, e o e o coordenador de Petróleo, Gás e Mineração da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo (SIMA), José Carlos Garcia Ferreira, foram os convidados do encontro.

 

O presidente da Frente Parlamentar da Indústria da Construção e da Mineração da Alesp, deputado Itamar Borges, participou da reunião e destacou a atuação da FPIC, juntamente com as entidades representantes dos setores. “A mineração é a base da construção, os setores estão bem alinhados, precisamos unir esforços, mostrar a importância das atividades, o trabalho conjunto e alinhado e o papel estratégico no desenvolvimento do nosso Estado e a contribuição para a geração de emprego e renda. Vivemos um momento de retomada econômica e precisamos cobrar do Governo a volta dos investimentos no setor. É momento de início de novas obras de infraestrutura, investimentos internacionais, entre outros pontos. O trabalho da Frente Parlamentar é muito importante neste sentido, pois mantém este canal de diálogo aberto”, disse o deputado Itamar.

 

José Carlos apresentou os trabalhos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, a legislação paulista e lembrou que São Paulo é segundo estado brasileiro com maior produção de petróleo e gás. O setor vem ganhando mais importância a cada ano.

 

E Victor Hugo Bicca falou sobre a Agência e a gestão da mineração, destacando a atuação, planejamento e projetos da pasta voltados ao setor mineral. Entre os temas abordados, a revisão da legislação das barragens; mudanças relevantes na gestão de direitos minerários; Gestão da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), controle e fiscalização; papel das Gerências Regionais; atuação conjunta com a SIMA.

 

Também participaram da reunião, os diretores titulares adjunto do Deconcic e do Comin, Luiz Eulálio Terra, Antero Saraiva, Daniel Debiazzi; o gerente Regional de São Paulo da ANM, Marcus Vinicius de Oliveira, o presidente da Anepac, Fernando Valverde, representantes de entidades do setor e outras autoridades.